Zoo de Rio Preto comemora nascimento de gêmeos de Antas

O Zoológico de Rio Preto comemora o nascimento raro de filhotes gêmeos de Anta (Tapirus terrestris). Os gêmeos bivitelinos, um macho e uma fêmea, nasceram no último dia 22 de fevereiro, resultado de cruza e parto natural.

A fêmea nasceu com 6,920kg e o macho com 4,445kg. Ambos estão bem de saúde, mamam e comem alguns alimentos mais palatáveis, como mamão, banana e melão. O objetivo é que, depois de desmamados, os animais sejam encaminhados para uma área de soltura na cidade de Descalvado (SP).

Dhoje Interior

De acordo com técnicos do Zoo, o nascimento de gêmeos é um evento não muito comum entre as antas, por este motivo foi muito comemorado.

Com os gêmeos, agora são quatro os filhotes de anta nascidos no Zoológico de Rio Preto em menos de dois anos. Em agosto de 2019, nasceu uma fêmea e em dezembro de 2020, um macho. Os filhotes são resultado da cruza de um casal de antas, que vive no local. A gestação da espécie dura em média 13 a 14 meses.

Os pais são uma fêmea nascida no zoológico e o macho foi resgatado pela Polícia Ambiental em Irapuã (SP). Ele foi trazido em janeiro de 2019. Tinha sido encontrado filhote e criado, por trabalhadores, em uma fazenda de laranja da região. Com os gêmeos, este é o quarto filhote gerado pelo mesmo macho.

O zoológico de Rio Preto agora conta com sete antas e é uma das instituições que trabalham na conservação da espécie, nativa brasileira, para sua reprodução em cativeiro, visando manutenção da diversidade genética e o futuro repovoamento de áreas, onde se torna escassa ou extinta.

Da REDAÇÃO – Jornal DHoje Interior