Vigilância Sanitária de Rio Preto alerta para golpe usando e-mails falsos do órgão

Através de um comunicado emitido nesta quinta-feira (13), a Vigilância Sanitária fez um alerta para golpes que estão sendo aplicados usando e-mails falsos do órgão a nível federal.

Na mensagem enviada, é apresentado um questionário com perguntas falsas que induzem à possibilidade de pagamento de taxas inexistentes ou obtenção de documentos de empresas ou pessoas.

Dhoje Interior

A mensagem cita uma lei municipal 1.483/96 que não existe, assim como a necessidade de renovação do alvará de Licença de Funcionamento, termo que não é utilizado nos documentos oficiais. Outra exigência inexistente é a de renovação do alvará em 24 horas.

Em outro trecho, o falso e-mail indica os documentos que a empresa abordada deve digitalizar e encaminhar para a renovação digital do alvará. A Vigilância Sanitária não envia documentos nem avisa, pois os documentos necessários nos processos de renovação estão disponíveis no site da Prefeitura. Não existe renovação digital no município.

Alertamos que a Anvisa não emite licença de funcionamento e sim Autorização de Funcionamento. Também não há, na esfera federal, renovação digital.

Em caso de suspeita, o fato deve ser comunicado às autoridades policiais competentes para a devida apuração.

Da REDAÇÃO