VÍDEO: Com queda de internações, Santa Casa fecha uma das alas de UTI Covid

A Santa Casa de Rio Preto divulgou um vídeo nas redes sociais nesta segunda-feira (1) informando que a UTI 6 Covid foi desativada por conta da queda de internações pela doença no município. O vídeo também é uma homenagem aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente.

“São quase dois anos de pandemia. Quase dois anos em que diariamente aprendemos algo novo e que vivemos muito de perto a luta e a dor de pacientes e famílias inteiras, em que a dor e as lágrimas deles também eram nossas […] São quase dois anos de uma guerra que ainda não tem data para acabar, mas da qual ganhamos várias batalhas. Hoje as três alas de UTIs voltam a ser duas. Foram muitas lagrimas e vidas perdidas, mas também muitas vitórias, muitos abraços de reencontro, muita gratidão e muitas vidas salvas. Hoje somos mais fortes”, diz médica coordenadora da UTI Covid, Ana Rachel de Oliveira Vermejo, que faz a narração do vídeo.

Dhoje Interior

Principal referência dos pacientes rio-pretenses diagnosticados com Covid-19, a Santa Casa chegou a ficar por quase dois meses, entre maio e julho, com 100% de ocupação nas UTIs. Porém, desde o mês de agosto, as internações começaram a cair e desde então não atingiu mais a lotação máxima.

Com o fechamento da ala, a Santa Casa que antes tinha 52 leitos agora fica com 36 leitos de UTI Covid e oito leitos de enfermaria. Segundo o hospital, atualmente 18 pacientes estão internados na UTI (50% de ocupação) com a doença e sete estão na enfermaria.

 

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior