Viagem de férias requer cuidados e revisão no veículo

O mecânico Gil Martins diz que é fundamental a revisão do veículo antes de pegar a estrada - Foto Janaína PEREIRA

Nessa época do ano, muitas pessoas resolvem viajar nas férias, mas o que é o mais importante quanto escolher o destino, reservar hotéis, definir os passeios é fazer a revisão no carro antes de viajar.

Algo que pode comprometer a viagem pelo simples fato de que poderia ter sido evitado se tivesse feito uma revisão no veículo antes na oficina.

Dhoje Interior

Realizar um checkup no seu veículo é a melhor forma de prevenir acidentes nas estradas. Em épocas de grande movimentação, como feriados prolongados ou férias escolares, as rodovias registram tráfego maior de veículos e também um número elevado de acidentes, muitas deles causados por falta de medidas básicas de segurança.

Segundo o mecânico Gil Martins Evangelista, que trabalha no ramo  há 24 anos em sua oficina na Vila Diniz em Rio Preto, é importante que as pessoas façam uma revisão do veículo pelo menos com 20 dias de antecedência. “Não deve deixar para última hora, pois se precisar pedir uma peça, fazer um serviço mais demorado pode atrapalhar os planos da viagem,” orienta.

O mecânico dá algumas dicas para quem vai pegar a estrada e não quer ter problema com seu veículo. Alguns itens de segurança devem ser revisados, como freio, suspensão, calibragem dos pneus, troca de óleo, filtro de ar, lanternagem, para-brisas, faróis, além de alinhamento e balanceamento para evitar desgaste dos pneus. Gil ressalta para verificar os itens como triângulo, step, macaco, chave de roda, se tudo está ok, além da revisão do motor, parte de injeção eletrônica se está tudo funcionando corretamente.

“Sempre deve verificar a refrigeração do motor, se não tem vazamento de óleo e água do motor”, completa o mecânico.

Uma revisão de veículo (revisão de freio e injeção eletrônica) dependendo do modelo do carro segundo Gil sai em média de R$700 à R$ 800 reais.

Para a atendente Fernanda Cristina Novaes, 23 anos de Rio Preto, é fundamental fazer aquele check up geral no veículo antes de pegar a estrada. “Sempre que eu vou viajar eu passo na oficina para ver se tá tudo certo com meu possante”, brinca.

Janaína PEREIRA – Redação Jornal DHoje Interior