Vestibular da Fatec adiciona Curso Defesa Cibernética à grade

Formação é oferecida na Faculdade de Tecnologia de Jundiaí já no segundo semestre de 2022; inscrições para o processo seletivo vão até o dia 28 de junho

O crescimento dos crimes e ataques virtuais é um desafio que governos, empresas de todos os tamanhos e até pessoas enfrentam. Hackers se aproveitam da vulnerabilidade de dispositivos eletrônicos, que vão de um simples smartphone a um sistema sofisticado de dados de uma empresa, para realizar invasões que podem gerar graves prejuízos.

Para atender à demanda por profissionais de cibersegurança, o Centro Paula Souza (CPS) lançou o curso de Defesa Cibernética, na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) de Jundiaí. Desenvolvido para oferecer aos estudantes conhecimentos para uma formação técnica completa e que permita atuação profissional qualificada.

A matriz curricular do novo curso, que faz parte do eixo tecnológico de Informação e Comunicação, prioriza disciplinas básicas e de técnicas de computação. Também oferece aos alunos uma sólida formação para embasamento jurídico, entendimento de conteúdos como as regulamentações internacionais e legislações vigentes, em disciplinas como Noções de Direito, Legislação Aplicada à TI e Propriedade Intelectual Industrial e Patentes. “Atualmente, esse conteúdo se faz necessário por conta da extensa lista de Leis e decretos específicos que envolvem Tecnologia da Informação e principalmente a Segurança Cibernética”, explica o coordenador do curso, Benedito Cristiano Aparecido Petroni.

Segundo ele, as aulas voltadas à Auditoria em Sistemas de Segurança da Informação e Perícia Forense Aplicada são um diferencial do curso e abrem ao aluno a possibilidade de atuar como perito forense em institutos, tribunais, câmaras de arbitragem e comarcas, bem como desenvolver assessoria forense computacional para entidades privadas e outros.

Para concorrer a uma vaga nesta modalidade ou nas mais de 80 opções de cursos, os interessados devem realizar a inscrição para o Vestibular das Fatecs do segundo semestre de 2022. O prazo vai até as 15 horas do dia 28 de junho. As provas para o processo seletivo acontecem no dia 17 de julho, de forma presencial.

 

Vestibular

 

O Vestibular oferece 17.615 vagas, distribuídas entre as 75 unidades do Estado de São Paulo. Para concorrer a uma vaga no processo seletivo do segundo semestre de 2022, os interessados devem ter concluído o Ensino Médio regular ou equivalente, comprovando a conclusão até a data da matrícula.

 

A inscrição deve ser feita pela internet www.vestibularfatec.com.br. É preciso preencher a ficha disponível no menu “Área do Candidato” e o questionário socioeconômico. Após o correto preenchimento das informações solicitadas, o candidato deve realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 91 em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta disponível no site do Vestibular. O pagamento deve ser feito até a data de encerramento das inscrições.

 

Ao realizar o preenchimento das informações, é preciso escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão descritas no Manual do Candidato, disponível no site do processo seletivo e na página do Centro Paula Souza (CPS).

 

Informações sobre os pré-requisitos das vagas e orientações para realizar a inscrição podem ser acessadas aqui (www.cps.sp.gov.br/abertas-as-inscricoes-para-o-vestibular-das-fatecs-do-segundo-semestre) ou no site do Vestibular www.vestibularfatec.com.br.