Vereadores aprovam por unanimidade PPI do Semae

Os vereadores de Rio Preto aprovaram os oito itens que estavam na pauta da 26ª sessão ordinária de 2019. Foram aprovados cinco projetos do Executivo e três de autoria dos vereadores.

O destaque foi a aprovação, em segunda discussão, do Programa de Pagamento Incentivado (PPI) do Semae, que prevê anistia de 100% de juros e multas sobre dívidas de água com a autarquia em caso de pagamento à vista até 31 de outubro. Após esse prazo, o desconto cai para 70% até 6 de dezembro. Já quem optar pelo parcelamento em até 12 meses a redução será de 50%.

Dhoje Interior

Os outros projetos do Executivo que foram aprovados são o que altera regras do Imposto sobre Serviço (ISS) que prevê, entre outros, a redução de 60% na alíquota para Planos de Saúde, o que altera regras do Plano Diretor de Arborização Urbana, o que remaneja R$ R$ 3,1 milhões da Riopretoprev e o que altera regras de funcionamento do Mercado Municipal, para possibilitar a revitalização do espaço.

Já os projetos dos vereadores que foram aprovados são os seguintes: de Jean Dornelas (PSL), que obriga a renovação semestral dos alvarás de funcionamento dos Centros de Formação de Condutores; de Karina Caroline (PRB), que obriga a realização anual de exames psicológicos nos alunos da rede municipal de ensino e de Anderson Branco (PL), que prevê a possibilidade de a Prefeitura custear a internação de munícipes em hospitais particulares em caso de falta de leitos na rede pública municipal.

Hora do Presidente

O secretário municipal do Trabalho e Emprego, Edemilson Favaron, ocupou a tribuna na Hora do Presidente. Ele e Celso Pereira dos Reis Filho, que também atua na secretaria, falaram sobre os cursos de qualificação gratuitos que a pasta vai oferecer no segundo semestre deste ano.

Entre as modalidades confirmadas estão informática básica, operador de caixa e vitrinista. Foram divulgados também os números do Balcão de Empregos. Em 2019, até agora, o sistema recebeu 29.957 novos cadastros. Foram cadastradas 1385 vagas e 1.008 pessoas foram contratadas.

Da REDAÇÃO