Vereadores abrem legislatura nesta terça-feira

Disputa será pelo comando das principais comissões permanentes da casa, vereador Paulo Pauléra tenta garantir maioria de integrantes da base aliada do governo Edinho

Thiago Passos

Dhoje Interior

A Câmara de Rio Preto realiza nesta terça-feira a abertura oficial da legislatura 2021-2024, com a realização da primeira Sessão Ordinária de 2021, sob o comando do presidente Pedro Roberto Gomes (Patriota).  Durante o encontro serão definidos os integrantes das 23 Comissões Permanentes da casa.

Nesta segunda-feira Pedro Roberto se reuniu com os integrantes da mesa diretora, Karina Caroline (Republicanos), Robson Ricci (Republicanos), Renato Pupo (PSDB) e Jorge Menezes (PSD) para discutirem a possibilidade de a sessão ocorrer com os parlamentares no plenário do legislativo e também remotamente, com a participação de vereadores pela internet.

De acordo com nota divulgada por Pedro no final da tarde, tal formatação ainda não está a estabelecida, visto não existir previsão legal no Artigo 50 do Regimento Interno da Câmara, para votação de comissões remotamente.

“Vou amanhã decidir com o jurídico da Casa sobre essa possibilidade, remota ou presencial, em razão de neste caso, por conta da formação das comissões, haver um entendimento de que ela deva acontecer de forma presencial somente”, declara Pedro.

O presidente da Câmara destaca ainda a dificuldade para acordo entre os lideres partidários para escolha dos integrantes das comissões Permanentes. “Na condição de Presidente, minha função é mediar para que todos possam participar de forma democrática e de acordo com o perfil de cada vereador”, conclui.

A disputa pelo comando das principais comissões promete colocar em xeque a unidade da base de apoio do prefeito Edinho Araújo (MDB) no legislativo. O vereador Paulo Pauléra (Progressistas) assumiu papel informal de líder do governo para garantir maioria nas comissões de Justiça e Redação, Finanças, Obras, Saúde e Educação. “Hoje temos maioria dos vereadores para garantir dois integrantes em cada comissão, mas cabe ao presidente definir como serão compostas as comissões, no voto temos maioria”, ressaltou.

Para o secretário de Governo , Jair Moretti a consolidação da base de apoio no legislativo irá garantir o comando das principais comissões aos governistas. “Devido a correria do dia não conversei com o Pauléra, mas ele esta encarregado de fechar as comissões com o presidente, podemos garantir que o MDB tem 11 indicações para fazer e temos preferencia para conseguir algumas comissões, mas acredito que estamos com uma base consolidada de vereadores que apoiam projetos importantes para a nossa cidade”, destacou Moretti.