Varanda Teatro compartilha montagem de teatro lambe-lambe

Revelando os bastidores do teatro em miniatura, o teatro lambe-lambe, o grupo Varanda Teatro, de São José do Rio Preto (SP), dá início nesta semana à série “Por dentro da caixa”. O objetivo é compartilhar o processo de construção e montagem das quatro caixas de teatro lambe-lambe integrantes do espetáculo “[Histórias encaixotadas]”, inspirado em obras de grandes artistas plásticos, disponível no YouTube (www.bit.ly/YouTubeVarandaTeatro) até 16 de outubro. Serão quatro encontros realizados através de lives no Instagram (@varandateatro).

Neste sábado (22/8), 18h, será a vez de João Darte comandar a live “Por dentro da caixa Tupi or not Tupi?”, criada a partir do quadro “Abaporu”, da pintora brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973), nome de origem tupi-guarani que significa “homem que come gente”. Na história, o personagem de mãos e pés grandes ganha movimentos. Com fome e em um lugar onde há apenas um cacto e um sol, ele precisa tomar uma decisão.

Dhoje Interior

As demais lives estão programadas para setembro. Dia 19, Fernanda Missiaggia comandará o bate-papo “Por dentro da caixa Apenas um ladrão”, inspirada na xilogravura “O Ladrão”, do brasileiro Goeldi (1895-1961). A história mostra a visão do ladrão após cometer seu roubo, ainda esbaforido, seguindo sua fuga com pressa.

Dia 26 de setembro, quem conversará com o público é Laura Barbeiro, na live “Por dentro da caixa O voo da alma”. A obra “O Terapeuta”, do belga René Magritte (1898-1967), serviu de inspiração para o mini-espetáculo. Nele, um homem enigmático sem rosto descobre que dentro de seu corpo vive um pombo engaiolado e precisa lidar com sua liberdade interior.

A disponibilização do vídeo de [Histórias encaixotadas] no YouTube acontece por meio do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Da REDAÇÃO