Unesp abre inscrições para oficina de teatro e coral

A Oficina de Teatro, desenvolvida na Unesp de Rio Preto, está oferecendo aulas de iniciação teatral. As atividades da oficina são coordenadas pelo dramaturgo e diretor Bhá Prince, graduado pela Escola de Artes Dramáticas da USP. Para o ano letivo de 2021 foram disponibilizadas 30 vagas.

Entre os objetivos da oficina está promover a integração entre pessoas, comunidades interna e externa à universidade, estimular o interesse dos participantes, servidores técnicos e administrativos e docentes, por meio da expressão artística e criatividade.

Dhoje Interior

Serão realizados encontros todas às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecerem técnicas de teatro úteis ao próprio desenvolvimento interpessoal, acadêmico e de carreira, superando, dessa maneira, a timidez. Por conta da pandemia da Covid-19, a oficina será oferecida de forma remota.

As oficinas trabalham exercícios de expressão corporal, concentração e atenção, a perda ou a redução da inibição, sendo que uma das principais dificuldades levantadas pelos estudantes era a timidez durante apresentações de seminários e debates na universidade. “Fazer teatro são outros códigos. É quase que falar outra língua. Você trabalha a voz, aquecimento, que para quem faz licenciatura é muito importante para trabalhar em sala de aula”, disse Prince.

Para participar, o interessado deve ser maior de 18 anos.  As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de maio por meio do preenchimento de um formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaYHw88AX9MClILovspfqS5l2TEXEeREKOtGkglDYn8mkxJQ/viewform. As aulas começam no dia 19 de maio.

Coral

O Coral da Unesp também está oferecendo vagas para qualquer pessoa que busca aprender a cantar. Os ensaios, com duração de 90 minutos e ministrados pelo professor Marcio Guirado Zuanazzi, acontecem ao vivo por meio do aplicativo Google Meet (através de celular, tablet, computador), e os alunos podem escolher o melhor horário que se encaixe em sua agenda.

Os dias e horários disponíveis são: Segundas-feiras às 18 horas; Quartas-feiras às 12 horas e Sextas-feiras às 12 horas.

Conforme Zuanazzi, o Coral está com três subprojetos em andamento, que simbolicamente valorizam a cultura brasileira nos 100 anos de nascimento do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, 80 anos de Roberto Carlos, e oito décadas de lançamento dos Animes japoneses (desenhos animados que se destacam entre os jovens).

Para participar do Coral da Unesp não é necessário possuir conhecimento em música ou ter vínculo com a Universidade. As inscrições para o projeto do Coral são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc-iES9duvPOCC-1VZCbGAPDc6UxFuyDSBFvZNiuo61f0Azvg/viewform.

Da REPORTAGEM