Triunfo inicia duplicação da BR 153 entre Bady Bassitt e José Bonifácio

A concessionária Triunfo Transbrasiliana iniciou a duplicação da BR 153 entre Bady Bassitt e José Bonifácio. O trecho é de 24,9 quilômetros. Segundo a assessoria de imprensa, essa duplicação é prevista em contrato. Este será o segundo trecho na região de Rio Preto duplicado na BR pela Triunfo. Um primeiro trecho foi do Shopping Iguatemi ao trevo de entrada de Bady.

As etapas iniciais das obras incluem serviços de limpeza, supressão vegetal, implantação de passagens de fauna, drenagem e terraplanagem.

Dhoje Interior

A obra terá investimento de R$ 108 milhões e tem previsão de conclusão de dois anos. Embora ela esteja prevista em contrato da concessão da rodovia, a duplicação chega numa boa hora perfeita para a região. Com a criação da Região Metropolitana de Rio Preto, ela será mais um canal de integração. José Bonifácio é uma das 36 cidades que compõem a Região Metropolitana.

Não é só. O site da Triunfo Transbrasiliana informa que o Poder Judiciário liberou a duplicação da BR 153 entre Icem e São José do Rio Preto. Só não diz quando ele vai começar.

Com ele, a integração da Região Metropolitana pela BR estará completa. Ela vai de Nova Granada a José Bonifácio. Nesse outro trecho, serão 52 quilômetros. Haverá um terceiro lote entre Promissão e Getulina, do Km 162 ao Km 195 (33 quilômetros). O trecho entre o Shopping Iguatemi e Bady está pronto. Com isso, a estrada estará duplicada entre o quilômetro zero (Icem) até Getulina.

Além de proporcionar o desenvolvimento econômico da região, a Concessionária estima que cerca de 150 empregos diretos e 70 indiretos sejam gerados com as obras na duplicação até José Bonifácio. O projeto incluí ainda a construção de três dispositivos de retorno em desnível, sendo um já entregue.

Para o Diretor de Engenharia e Operações da Concessionária, Rodrigo Barboza, a duplicação do trecho da BR-153/SP representa mais segurança e conforto aos usuários. “Como o processo envolve a implantação de uma nova pista paralela à existente, os impactos das obras ao tráfego serão menores. Mesmo assim, aconselhamos que os motoristas respeitem os limites de velocidade e dirijam com atenção no local. A duplicação de 24,9 quilômetros irá trazer mais comodidade, conforto e segurança viária aos motoristas com a redução significativa do número de acidentes, além de gerar empregos para a região”, disse.

A Concessionária reforça para que os motoristas dirijam com atenção redobrada, respeitem os limites de velocidade, a sinalização e as operações Pare e Siga no local nos dois sentidos da pista. Em casos de emergência ou mais informações, os usuários podem acionar a Central de Atendimento 0800 72 30 153, que funciona 24h por dia.

Da REPORTAGEM – Redação jornal DHoje Interior