Em Rio Preto, mais cerca de 37 mil usuários do serviço foram atendidos na rede municipal de Saúde
Numa das possibilidades de amenizar a superlotação pela qual passam as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a Secretaria de Saúde de Rio Preto tem uma arma que o paciente pode usar mais: a Telemedicina.
Bastante utilizada durante a pandemia, desde quando foi implantada, atendeu 37 mil pessoas. O agendamento pode ser feito nos telefones 0800 7722 123 e 0800 77 05870.
As teleconsultas são destinadas a consultas multiprofissionais, realizar pedidos de exames e receber receitas. E elas podem ser usadas por todos os usuários da rede. Incluindo quem apresenta sintomas de doenças respiratórias.
Os agendamentos são de segundas-feiras às sextas-feiras das 7h às 16h e as consultas das 7h às 22h, diariamente. Embora tenha sido usada durante a pandemia, foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) dia 5 de maio.
Seu uso se deu mais intensamente durante a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional do Ministério da Saúde, em abril passado, devido ao distanciamento social e a sobrecarga no sistema de Saúde.
Projeto da deputada Adriana Ventura, que ainda aguarda posicionamento do Senado, regula a telemedicina em todo o Brasil. A proposta é difundir a prática em todo o país, mesmo após a crise com o coronavírus.
A regulamentação feita pelo CFM quanto o projeto da deputada converge para o mesmo objetivo e atribui apenas ao órgão regulador da medicina no Brasil a competência de regular o procedimento. O que foi feito e o serviço está à disposição de quem não quer ficar esperando numa UBS.
Da REPORTAGEM.