Startups de saúde crescem 118% em dois anos no Brasil

Com a pandemia da covid-19, ficou evidente como a tecnologia também é fundamental nos serviços de saúde. Atendimentos via telemedicina, prontuários digitalizados e inteligência artificial são alguns dos exemplos da aceleração de novas tecnologias para a área da saúde.

Esse avanço no setor tem atraído os olhares de investidores. De acordo com um estudo publicado pela consultoria Distrito, o número de startups no setor de saúde cresceu 118% no Brasil e passou de 248 para 542 no período de 2018 a 2020. De forma geral, seis em cada dez healthtechs, como são chamadas as startups do segmento, estão concentradas na região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, que centraliza 43% das healthtechs brasileiras.

Dhoje Interior

Para o empresário e sócio da startup rio-pretense Chamou Doutor, Rafael Beolchi, a pandemia impulsionou os investimentos na área da saúde. Diante da necessidade das pessoas terem acesso a serviços de saúde, como uma consulta médica, ele desenvolveu uma startup que oferece telemedicina e agendamento de exames sem o paciente precisar se locomover a um consultório.

“Atualmente, a nossa plataforma está operando em farmácias, pois as pessoas tem familiaridade com esse tipo de estabelecimento. No local, o paciente poderá ser atendido via telemedicina sem a necessidade de agendar horário. A receita médica, pedido de exames ou atestado são disponibilizados ao final da consulta, tudo de forma digital e prática”, explica Rafael.

Com a plataforma, o paciente consegue um atendimento primário completo com preços acessíveis. “Os exames médicos podem ser agendados ali mesmo, inclusive para coleta em domicílio. Contamos com uma rede de parceiros para a realização de exames laboratoriais, exames de imagem e exames cardiológicos, sem filas de espera”, afirma o fundador.

Além dos benefícios oferecidos aos pacientes, as farmácias parceiras também ganham ao disponibilizar a tecnologia da Chamou Doutor em seus estabelecimentos. “Para as farmácias, elas podem oferecer um serviço complementar com todas as vantagens da plataforma e tem oportunidade de atrair e fidelizar novos clientes”, conta Rafael.

Da REDAÇÃO