Simulado de acidente com produto perigoso é realizado na BR-153

Com o objetivo de treinar as equipes operacionais e integrar instituições de atendimento à emergência na rodovia, a Triunfo Transbrasiliana realiza na manhã desta quarta-feira (25), um simulado de acidente com produto perigoso. A atividade acontece no quilômetro 80 mais 950 da BR-153, na alça de acesso de retorno em Bady Bassitt. A simulação não irá interferir no tráfego.

O evento contará com a simulação de uma colisão lateral entre um veículo de passeio e um caminhão-tanque transportando gasolina que envolverá muitas vítimas.

Dhoje Interior

O simulado, que faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE), inclui o isolamento da área do acidente, sinalização especial, resgate de múltiplas vítimas, pronto-atendimento clínico, além de combate a incêndio devido ao derramamento do líquido inflamável.

O treinamento terá apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do 13º Grupamento do Corpo de Bombeiros (São José do Rio Preto), da São Francisco Resgate, da Coordenadoria de Defesa Civil de São José do Rio Preto, da Companhia Estadual de Meio Ambiente (CETESB), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e  da participação da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.

A dinâmica da simulado contará com acionamento da Central de Atendimento 0800 72 30 153, depois o Centro de Controle de Operações – CCO deslocará os recursos disponíveis e adequados à ocorrência, bem como acionará os órgãos públicos de emergência. Com a chegada dos recursos ao local do acidente será feito o isolamento da área, o resfriamento do tanque de combustível, o início das operações de resgate e salvamento das vítimas, além da contenção do combustível que vazou para evitar incêndio bem como a contaminação dos recursos naturais.

De acordo com as informações da concessionária, simulações de acidentes são realizadas anualmente, considerando as mais diversas possibilidades, com o objetivo treinar suas equipes operacionais.

Em nota, a Triunfo Transbrasiliana informa que a simulação não irá interferir no tráfego, “entretanto, reforça que os motoristas dirijam com atenção redobrada no local e não diminuam a velocidade bruscamente para observar o evento. A redução de velocidade pode causar acidentes”.

Tatiana PIRES – Redação Jornal DHoje Interior
E-mail: [email protected]