‘Sementes da Alegria’ e Hemocentro promovem 4º ‘Super Sanguinho em Ação’

A ação é fundamental para os bancos de sangue e de medula óssea que enfrentam a baixa adesão de doadores. O Grupo Sementes da Alegria, que realiza humanização hospitalar, em parceria com o Hemocentro de Rio Preto, promove neste sábado, dia 12, a campanha para doação de sangue e cadastramento de medula óssea.

A campanha é realizada durante todo o mês de outubro, mas o evento acontecerá no dia 12, das 7h às 13h, no Hemocentro rio-pretense. A quarta edição do ‘Super Sanguinho em Ação’ tem como objetivo aumentar os estoques do banco de sangue e realização de novos cadastros de medula óssea.

Dhoje Interior

Os Besteirologistas do Sementes da Alegria estarão presentes para atrair mais doadores, além de tornar o ambiente mais agradável e descontraído com brincadeiras e muitos sorrisos

No Brasil, são feitas cerca de 3,4 milhões de doações de sangue por ano. Dados de 2016 indicam que 1,6% da população brasileira, 16 a cada mil habitantes doam sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), os hemocentros no país estão com déficit nos estoques.

A campanha é importante para reforçar a contribuição da população com este gesto de cidadania e humanismo e sanar a falta de bolsas de sangue. Para se cadastrar como doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa ou incapacitante.

O doador preencherá um cadastro, em que devem ser informados o RG e o endereço. Uma amostra de sangue será coletada, avaliada geneticamente e o resultado será incluído no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

Caso haja um paciente compatível, o doador será convocado pelo Hemocentro para realizar a doação. Já para a doação de sangue é necessário trazer um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde.

Não é necessário estar em jejum. Só deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação e a de bebidas alcóolicas nas últimas 12 horas.

Serviço

Campanha ‘4º Super Sanguinho em Ação’

Dia 12 de outubro 2019 (sábado)

Local: Hemocentro Rio Preto

Horário: 7h às 13h

Da REDAÇÃO