SEMAS aborda 92 e leva 26 para abrigos

Secretaria intensificou atendimento e acolhimento por causa do frio Foto: Claudio Lahos

Rio Preto registrou no último fim de semana uma das temperaturas mais baixas do ano, chegando a atingir 7° na madrugada de sábado (22). Pensando nos moradores em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) intensificou as ações de abordagem social, tendo conversados com 92 pessoas, sendo que 26 aderiram ao acolhimento institucional: 24 homens e duas mulheres.

“Na nossa avaliação o resultado foi bem positivo, principalmente no domingo, onde a maior parte dos moradores em situação de rua acabou aderindo. Contamos ainda com o apoio da Pastoral do Povo de Rua, que ofertou alimentação através do fornecimento de marmitex”, afirmou Maria Sônia dos Santos Miele, assessora especial da Semas.

Dhoje Interior

Após a abordagem, todos os indivíduos passaram por uma triagem no Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). Após isso, todos foram encaminhados para UPA na Vila Toninho, onde fizeram os testes para Covid-19, sendo que nenhum foi diagnosticado como positivo. Com os exames realizados, todos foram levados para o Lar São Francisco de Assis em Jaci, onde foram abrigados.

De acordo com Sônia, a secretaria ainda doou mais 78 cobertores. “A abordagem institucional, assim como as orientações sobre a pandemia seguirão sendo realizadas todos os dias. A exceção que abrimos neste fim de semana, por conta do frio, foi o transporte para o Lar São Francisco, que é feito ao longo da semana”, comentou.

As baixas temperaturas deverão continuar até quarta-feira (26). Na terça-feira (25), o sol deve começar a aparecer, deixando a temperatura entre 11° (mínima) e 28°C (máxima). Na quarta-feira, a mínima será de 12°C e a máxima de 30°C. A partir de quinta-feira (27) a tendência é que a temperatura continue subindo.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior