Semana da mulher terá homenagem cultural online

Carolina Capelli

 O Dia da Mulher é na segunda-feira (08), mas as homenagens serão durante toda a semana. A Mostra dElas é um evento com o objetivo de dar visibilidade às mulheres do cenário cultural rio-pretense e promover a reflexão sobre o feminino e o papel da mulher na arte, tudo isso com uma intensa programação artística composta exclusivamente por mulheres atuantes na cidade.

Serão 23 atrações online, entre apresentações de variadas linguagens, como dança, fotografia, música, audiovisual, literatura, oficinas e bate-papos. Tanto o elenco, área técnica e produção são formados majoritariamente por mulheres.

Dhoje Interior

A Mostra começa na segunda (08) e vai até sábado (13). “Pretendemos produzir a conexão dessas mulheres a partir de múltiplas linguagens artísticas, inclusive na área técnica e de produção, resultando e discutindo a pluralidade de ser mulher, empoderamento feminino e papel político da mulher na cultura da cidade”, diz a empreendedora criativa Carolina Capelli, idealizadora e coordenadora do evento.

Capelli também assina o roteiro e dirige o documentário “dElas”, que será lançado na abertura da mostra. A obra traz depoimentos de 20 mulheres sobre suas trajetórias, seus processos de ser mulher e sobre as formas de verem o mundo. Depois da exibição, será aberto um bate-papo sobre “ser mulher”, para além das homenagens que a data tradicionalmente reserva, com a equipe do documentário.

Completam a equipe do documentário Fernanda Barban (edição), Guilherme Di Curzio (som direto e direção de fotografia), Milena Aurea (fotografia still e making off), Juliano Parreira (mixagem de som e trilha musical) e Daniela Honório (produção).

A programação é totalmente gratuita e será transmitida ao vivo e gratuitamente pelo Facebook (@mostra.delas) e YouTube (bit.ly/YouTubeMostraDelas2021). No caso exclusivamente das oficinas, a transmissão será pela Plataforma Zoom, pois as vagas são limitadas e as inscrições já foram encerradas.

O projeto da Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Da REDAÇÃO