Semae tem R$ 154 milhões a receber de inadimplentes em Rio Preto

A autarquia começou a enviar boletos de cobrança para 22.664 contas inadimplentes referentes a dívidas de serviços de água e esgoto. Prazo para quitar ou negociar valores vai até o dia 21 de dezembro

O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) iniciou a caça aos devedores com as contas de águas atrasadas em Rio Preto. A autarquia anunciou ontem (26), que começou a enviar boletos de cobrança de 22.664 contas inadimplentes (representa 13% dos usuários cadastrados), que somam cerca de R$ 154 milhões referentes a dívidas de serviços de água e esgoto. Ao todo, o Semae possui 167.767 usuários em seus cadastros.

Dhoje Interior

“As cobranças começam a chegar esta semana nas casas dos inadimplentes. A dívida dever ser quitada ou negociada até o dia 21 de dezembro. Caso contrário, os usuários cujos débitos não foram ajuizados poderão ser inscritos na dívida ativa, ter as dívidas ajuizadas e sujeitos a serem encaminhados para protesto. Aqueles que já têm débitos ajuizados irão para execução judicial e poderão ser encaminhados para protesto”, afirmou o Semae em nota.

De acordo com a autarquia, o contribuinte pode fazer o pagamento à vista do débito utilizando o boleto que está recebendo em seu imóvel ou negociar o valor. Para isso, terá de procurar o Poupatempo – na rua Antônio de Godoy, 3.003, centro – ou Ganha Tempo – localizado no Shopping Cidade Norte. “Se a pessoa que for negociar a dívida não for a proprietária do imóvel, ela deverá levar uma procuração autorizando a negociação. As dúvidas poderão ser tiradas pelo telefone 0800-7706666”, consta na nota oficial.

Segundo o superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr, a falta de pagamento da conta de água e esgoto prejudica todos os usuário. “É muito importante o pagamento em dia. É por meio dele que fazemos os investimentos necessários para garantir o abastecimento de água, a coleta e o tratamento do esgoto de nossa cidade. A autarquia se mantém com a receita arrecadada das contas de água e esgotos. Quando alguém deixa de pagar, esta pessoa está diminuindo a capacidade de investimento do Semae. Isso prejudica todos os usuários”, afirmou.

FAZER UM QUADRO

Dicas do Semae

*Evite o corte

– O corte de serviços de abastecimento de água é medida extrema, que o Semae adota em casos de inadimplência, sobretudo em situações como débitos em valores elevados, consumos habitualmente excessivos ou em reiterado não-pagamento de contas.

Por Vinicius MAIA