Segundo dia de prova do Enem acontece hoje com 45 questões

Neste domingo (24) será realizada a segunda prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o Brasil. Desta vez serão aplicados os cadernos de Matemática e Ciências da Natureza, com 45 questões objetivas cada.

São José do Rio Preto possui 11.137 inscritos para o exame. O estudante Bruno Zaccari Bertolini, 21 anos, sonha em cursar medicina e afirmou que o nível foi mantido em comparação com edições passadas. “A expectativa era de que o nível fosse menor, por conta do ano atípico que tivemos em 2020. Na minha percepção, o número de questões fáceis não foi alterado. Já em outros vestibulares, a dificuldade se manteve ou até aumentou”, afirmou.

Dhoje Interior

Para ele, o segundo dia é considerado mais tranquilo, por ser melhor nas matérias de exatas. “Os candidatos do Enem geralmente vão bem nas provas de humanas, então se destacar neste segundo dia é muito importante para conseguir uma vaga na universidade”, comentou Bruno.

No primeiro dia de prova, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) registrou uma taxa de abstenção de 51% dos mais cinco milhões de brasileiros inscritos. No Estado de São Paulo foram mais de 475 mil ausentes dentre os 881 mil inscritos. Houve ainda 2.967 participantes eliminados por desrespeitar as regras da prova.

A máscara será item obrigatório nesta edição do Enem, além de precisar presentar um documento oficial original com foto e de ter uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O participante deverá utilizar a máscara durante todo o período da prova, podendo ser retirada apenas para comer e beber. Caso não use a máscara, o candidato será eliminado.

Quem for diagnosticado com Covid-19 ou apresentar sintomas da doença, ou de outra infectocontagiosa até a realização do exame deve comunicar o Inep pela Página do Participante e pelo telefone 0800 616161. Esses candidatos terão direito de participar da reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h.

Por Vinicius LIMA – Redação jornal DHoje Interior