Segunda fase do vestibular da Unesp será realizada neste sábado

Foto: Priscila Bernardes / Vunesp

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aplicará neste sábado (8) a prova da segunda fase do Vestibular 2021, com 7.630 vagas em 23 cidades. Em Rio Preto, 2.071 dos 3.748 estudantes que fizeram a primeira prova foram aprovados para esta fase.

No total, o exame será realizado para 35.434 candidatos em 34 cidades, sendo 30 no Estado de São Paulo e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). O resultado será divulgado em 27 de maio. As matrículas em primeira chamada serão realizadas nos dias 27 e 28 de maio, de forma virtual.

Dhoje Interior

A prova, que inicialmente foi marcada para 28/02, foi adiada para 08/05 por conta da pandemia. Para o estudante Yago Stuginski Cupaioli, 19 anos, que presta para o curso de engenharia civil, a mudança de data foi prejudicial. “Para mim foi pior. Embora tenha tido mais tempo para me preparar, eu estava com a expectativa de fazer todas as provas de uma vez, já que fiz a Fuvest e o vestibular da Unicamp também”, comentou.

Ele também falou sobre a expectativa para a prova. “Considero as questões de exatas mais fáceis do que a de outros vestibulares, mas a Unesp tem um foco muito grande em questões de humanas, o que deixa um pouco mais complicado para mim”, afirmou Yago.

No dia da prova, os portões serão fechados às 14h para o início. A entrada dos candidatos será em turmas escalonadas para evitar aglomerações. Os candidatos devem comparecer ao prédio no horário informado na consulta do local de prova do site da Vunesp (www.vunesp.com.br), portando original de um dos seguintes documentos: RG, carteira de habilitação, certificado militar, carteira de trabalho, passaporte, Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe.

Conforme consta no Manual do Candidato, os candidatos devem portar caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente para resolução da prova. É imprescindível que o candidato se apresente com máscara de proteção facial com cobertura total de nariz e boca, permanecendo com o equipamento durante todo o período de realização da prova, e leve também máscaras reservas. O descarte e acondicionamento do material de proteção deverá ser feito em sacos plásticos.

A prova será composta de uma redação em gênero dissertativo e 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), 20 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 20 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Física, Matemática e Química). O exame terá duração de cinco horas.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior