SAÚDE VASCULAR – Quatro motivos para você cuidar das varizes durante o inverno

As varizes representam veias dilatadas e tortuosas, facilmente identificadas a olho nu, com predileção pelas pernas, em especial da população feminina. Além do comprometimento estético, a presença das varizes constitui uma importante causa de dor nas pernas, inchaço, cansaço e peso nos pés.

Apesar da preocupação em relação à pandemia, o tratamento das varizes não deve ser postergado, uma vez que a presença das varizes está associada a complicações estéticas e funcionais indesejáveis, tais como, dermatite ocre, eczema, úlcera venosa e tromboses superficiais.

Dhoje Interior

Felizmente, não existe uma época específica para realizar o tratamento das varizes, podendo o mesmo ser efetuado em qualquer época do ano. Entretanto, existem algumas vantagens de efetuar o tratamento das varizes durante o inverno.

1) Menor incidência de hematomas. Para os casos em que for indicado microcirurgia estética, a formação de hematomas é menor se o procedimento for realizado durante o inverno devido aos mecanismos fisiológicos do sistema circulatório.

2) Procedimentos ambulatoriais. Ainda mais neste período da pandemia, a maior parte dos tratamentos estéticos das varizes pode ser realizada no consultório médico, sem necessidade de repouso e internação hospitalar e sem risco de exposição desnecessária.

3) Proteção aos raios solares. Como forma de prevenir o escurecimento da pele pós-procedimento, é recomendado que o paciente não se exponha aos raios solares. Durante o inverno, não existe este inconveniente pós-tratamento estético das varizes.

4) Preparação para o verão. Tratar as varizes durante o inverno é uma oportunidade de melhorar a estética das pernas, preparando-se para o verão.

Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel – Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago)