Saúde registra recorde de vacinação em um dia com 12,3 mil doses aplicadas

Foto: Sérgio Sampaio

Rio Preto iniciou na quarta-feira (16) a vacinação do público de 50 a 55 anos contra a Covid-19. Segundo os dados da Secretaria de Saúde, foram 12.323 pessoas imunizadas, se tornando o dia com mais vacinações contra a doença desde o início da campanha.

Ao longo do dia, principalmente no período da manhã, foram constatadas longas de filas. “Aconteceu no mundo inteiro filas para vacina, incluindo em países desenvolvidos, pois está todo mundo ansioso para tomar a vacina e quando abre quer ir no primeiro dia. Além disso, estamos entrando em uma etapa em que a população é muito grande”, comentou o secretário de saúde Aldenis Borim.

Dhoje Interior

Durante a última live, o secretário afirmou que o município deverá adotar novas estratégias nas próximas etapas de vacinação. Segundo o cronograma do Governo do Estado de São Paulo, na quarta-feira (23) começarão a ser imunizados o público de 43 a 49 anos.

“A partir da próxima etapa vão ser pessoas mais jovens, então para a gente evitar o que tem acontecido nós vamos dividir em faixas de idade. Exemplo: hoje vacina quem tem 46 anos, amanhã quem tem 45 e assim por diante, para não ter aglomerações no mesmo dia”, afirmou Borim.

O secretário ainda ressaltou a importância das pessoas fazerem o cadastro no Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/) para acelerar o processo de vacinação. “O que demora não é a aplicação da vacina em si e sim o cadastro. Se a pessoa fizer o pré-cadastro, a fila anda mais rápido e conseguiríamos vacinar o triplo de pessoas”, afirmou.

Segundo os dados do Vacinômetro, Rio Preto já aplicou 247.699 doses até às 15h desta quinta-feira (17), sendo 174.101 na primeira etapa e 73.598 na segunda. Ao menos 37,4% dos rio-pretenses já receberam a primeira dose e 15,8% já estão imunizados com as duas doses.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior