SAÚDE ODONTO – IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO DENTISTA NA UTI

Para a manutenção da condição bucal adequada de pacientes internados em UTI é importante à inclusão do CD na equipe multidisciplinar com o objetivo de diminuir o quadro de agravamento da saúde do paciente o tempo de internação e o custo do tratamento.

Nessa época que estamos vivendo de pandemia, todos os profissionais de saúde estão trabalhando no combate da corona vírus.

Dhoje Interior

O cirurgião é responsável pelos cuidados bucais no ambiente hospitalar e programa diversas ações educativas e preventivas para melhor saúde bucal dos pacientes internados na UTI.

A higiene bucal dos pacientes que estão hospitalizados acaba não sendo adequada, pelo fato da incapacidade deles mesmos de se movimentarem, da falta de motivação de seus acompanhantes ou por estarem entubados e sedados.

O COVID-19 é uma doença infecciosa que possui sintomas como falta de ar, tosse e febre. O vírus é transmitido por gotículas produzidas pela tosse, espirros.

Além disso, as pessoas também podem ser infectados ao tiragem uma superfície contaminada e depois tocarem nariz, boca ou olhos.

Uma pessoa não é completamente saudável se a saúde bucal esta comprometida.

E a saúde bucal é insatisfatória em pacientes hospitalares o que favorece a disseminação de bactérias e desenvolve problemas bucais a partir de microrganismos. O que pode causar gengivite, periodontite e outras complicações.

Com o surto de corona vírus, os pacientes ficam um longo período entubados. Se os cuidados odontológicos não forem diários existe risco de o paciente evoluir uma pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV).

Quando se adequa a cavidade bucal institui-se protocolos rígidos de higiene oral, essa chance do paciente desenvolver PAV diminui.

Dessa forma, nota-se a importância do cirurgião dentista na equipe multidisciplinar dentro do hospital.

Dra. Fernanda F. Lupino e Dra. Ana Cristina R. Matos