SAÚDE ODONTO – CLAREAMENTO DENTAL

O clareamento dental é uma técnica que pode ser feita de 3 formas distintas: Poderá ser feita no consultório com um dentista, em casa com uso de uma moldeira ou uma combinação entre ambos.

Esse tratamento tem sido muito requisitado pois todos gostaríamos de dentes branquinhos e livre de mancha.

Dhoje Interior

O clareamento dos dentes é um procedimento  pouco invasivo  e que pode melhorar gradativamente a auto estima do paciente.

O clareamento dental utiliza produtos a base de peróxido de hidrogênio que quando em contato com a superfície dos dentes conseguem quebrar as moléculas pigmentadas dessociando-as  em moléculas menores e deixando o dente mais claro. Durante esse procedimento precisamos isolar a gengiva para não queima-la. Antes de iniciar o clareamento o cirurgião faz uma profilaxia dentaria, isola-se a gengiva e aplica o produto.

Não existem barreiras a quem queira fazer clareamento porém o profissional deverá avaliar a saúde bucal do seu paciente observando, cáries, doenças periodontais e lesão dentarias.

Além disso no 1/3 inicial e final da gravidez deve-se evitar fazer o clareamento.

CUIDADOS APÓS O CLAREAMENTO

– Evitar alimentos e bebidas com corantes como café e vinho.

-Evitar tabaco.

-Manter uma escovação correta após as refeições.

-Evitar uso enxaguatório bucal coloridos ou que contenham álcool na composição.

-Visitar o dentista regularmente.

TIPOS DE CLAREAMENTO

-A laser feito no consultório com equipamento correto de laser ou Led  (luz de Led)

-E em gel utilizando molduras e feito em casa.

Ainda existe o clareamento interno do dente feito em consultório para dentes tratado canal e que ocorreu alteração de cor.

Cabe orientar ao paciente que todo clareamento dentário pode acarretar sensibilidade dentaria pois o clareamento é o reflexo de uma reação química de oxidação que causa uma desmineralização superficial do esmalte dentário que acarreta sensibilidade.

Os níveis de concentração do peróxido de hidrogênio presente no gel clareador e o tempo que esse gel fica em contato com a superfície dentaria podem influenciar bastante no processo.

Além disso quando o clareamento é feito em consultório odontológica, a aplicação de luz de Led laser também podem ser uma das causas para que surja um quadro de sensibilidade.

Para amenizar o profissional orienta o uso de creme dental.

Dra. Fernanda F. Lupino e Dra. Ana Cristina R. Matos