SAÚDE FISIO – Pilates x homens, sucesso absoluto!

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo.” Joseph Pilates

Os homens geralmente levam consigo uma ideia de que o treino deve ser pesado e que precisam pegar pesos exorbitantes para garantir músculos fortes e definidos, isso é um grande erro. O Pilates para homens pode ser tão pesado e intenso como qualquer outro treinamento de força que os homens já possam ter tentado.

Dhoje Interior

A prática de pilates promove o aumento de força e alongamento dos músculos do corpo, trabalhando todos os grupos musculares, até mesmo alguns que nunca são acessados em outras modalidades, resultando então em um desenvolvimento equilibrado sem sobrecarga desnecessária.

Ao iniciar um treino de pilates , o praticante usufruirá de muitos benefícios e deve se atentar aos princípios conservadores de Joseph Pilates e não somente a sua plasticidade , pois ,os adeptos desta técnica tem um grande respeito e profunda admiração pelo mestre que a criou , tanto por sua inteligência, eficiência, mas, sobretudo pela grandeza contida em sua motivação para que o método fosse desenvolvido. Veja alguns destaques dessa técnica maravilhosa :

1) O Pilates possui movimentos belos, complexos e lindos de se ver. Entretanto a execução de um exercício de pilates sem a atenção aos objetivos pode levar o praticante a cometer uma falha biomecânica grave. Foque em seu objetivo para sua saúde e a plasticidade será um bônus .

2) Definição e trabalho dos Músculos do Abdômen
O fortalecimento e definição dos músculos abdominais é bastante eficiente nas aulas de Pilates para homens , os princípios de núcleo muscular fortalecido é capaz de fortalecer o abdômen sem exercícios específicos. Ja que o mesmo é acionado sempre que executa um exercício , por ser completo .

3)A respiração e concentração são atributos básicos para execução dos exercícios, isso vai ajudar muito para diminuição do estresse que o dia de trabalho gera nos nossos homens atuais .

A Dra Luana de Oliveira – Fisioterapeuta da Avitah Pilates Wellness, em homenagem ao novembro azul trás para nossa coluna um assunto importante para os homens : Pilates na prevenção do câncer de próstata !

Em alusão ao novembro azul, o pilates pode ser uma das estratégias que os homens podem utilizar para prevenir da doença.

O câncer de próstata é o segundo tumor com maior incidência em homens no Brasil e causa em média 14.000 óbitos por ano no país .

A qualidade de vida dos homens pode ser bastante afetada pela doença. Logo hábitos saudáveis ajudam na prevenção da doença.

O pilates é um método de condicionamento físico e mental que trabalha o corpo de forma global. Até mesmo os menores e mais profundos músculos existentes no nosso corpo , chamados de musculatura intrínseca é beneficiada com o método pilates.

Através dos princípios básicos do pilates, os movimentos se tornam mais precisos e fluídos, evitando compensações do corpo , que podem gerar lesões. Ou seja, no pilates o chamado ‘tranco’ não tem vez. Isso não significa exercício sem esforço. Muito pelo contrário, o pilates pode ser feito com grandes resistências , o que leva a músculos fortes e delineados. No pilates em um mesmo movimento é possível fazer fortalecimento e alongamento.

A respiração é parte fundamental do método. Em todos os movimentos é necessário inspirar e expirar profundamente, de tal forma que o sangue terá um maior aporte de oxigênio e poderá nutrir ainda melhor os órgãos. Associa-se a esta respiração, um contração de abdômen, o que favorece a estabilização de coluna e órgãos internos. Chamamos a atenção aqui para a bexiga , um órgão bastante afetado pelo câncer de próstata, pela urgência urinária.

Somente com a prática regular de exercícios os homens terão benefícios globais para saúde.

Dê mais movimento ao seu corpo. Ele irá retribuir com mais vida.

Agradecemos as fisioterapeutas
Dra Luana de Oliveira
Dra Mônica Costa
Fisioterapeutas da Avitah Pilates Wellness

Dra. Sílvia Batista – educadora , fisioterapeuta , especialista de coluna vertebral e gestora do projeto Low carb nutrição inteligente e evolução pessoa , criadora do método 3D de massagem Brasil / Paris.
@silviabatistafisiodancer
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@espacoanaJoaosaude