SAÚDE FISIO – “Outubro Rosa“ – prevenção para 90% dos tumores (câncer) que podem ser curados

A maior chance de cura é por meio do diagnóstico precoce. Um tumor diagnosticado no estádio 0 ou 1 chega a ter mais 90% de chance de cura. Já um câncer de mama no estádio 3 ou 4 tem de 30 a 40% de chance de cura total.

O que é o estágio 3 do câncer?

Dhoje Interior

Estágio 3: O tumor já se espalhou para os linfonodos próximos , mas ainda não chegou aos outros órgãos. Estágio 4: No último estágio do câncer o tumor já se espalhou para outros órgãos e tecidos do corpo.

O câncer avançado é quando o câncer que porta a pessoa começa a crescer e a disseminar-se a outros órgãos, com o crescimento do câncer as opções de tratamento começam a se limitar, os cuidados paliativos aumentam e se tornam o objetivo principal do atendimento do paciente e sua família.

O tempo para o câncer se espalhar varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

A prevenção é o melhor tratamento e o melhor remédio sempre! Devido a isso criou -se o outubro Rosa que  é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

A fisioterapia assume objetivos diferentes a cada fase de tratamento, que se divide em pré-operatório e pós-operatório. Na primeira, é feita uma avaliação físico-funcional, que ajuda a pensar estratégias para a reabilitação da paciente, bem como conhecer o físico , as limitações pré-existentes e serve como elemento de apoio ao resto da equipe multidisciplinar.

No pós-operatório, o objetivo é o retorno da movimentação ativa dos membros. O profissional fisioterapeuta também deve orientar a paciente a respeito de cuidados com os membros próximos dos locais de operação. Através de procedimentos como exercícios, alongamentos, terapia manual e relaxamentos, as sessões estimulam a circulação, a cicatrização, diminuem a dor, previnem complicações em tendões e músculos e ajudam a recuperar a postura adequada.

Além do mastologista e oncologista, a paciente com câncer tem direito, se tratada pelo SUS, ao acompanhamento de outros profissionais de saúde, como nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta etc.

O mais importante é o objetivo principal é conscientizar a população do auto exame e por consequência o exame completo, pois o diagnóstico precoce faz com que na maioria ou totalidade dos casos o sucesso no tratamento seja 100 de sucesso!

Dra. Sílvia Batista – educadora , fisioterapeuta, especialista de coluna vertebral e gestora do projeto Low carb nutrição inteligente e evolução pessoa, criadora do método 3D de massagem Brasil / Paris.
@silviabatistafisiodancer @low_carboficiall
@espacoanaJoaosaude