SAÚDE FISIO- Ex-comandante do exército Americano cria técnica anti-estresse em 4 minutos

Sabemos que a respiração está diretamente ligada ao quadro de estresse, devido aos mediadores químicos, que são substâncias com a capacidade de desencadear respostas a nível local ou sistêmico. Podem ser originados a nível celular e nervoso. Apresentam uma enorme variedade de compostos, de acordo com as diversas funções que são capazes de executar. Alguns tipos de mediadores químicos do corpo são acionados como respostas, sempre que nos sentimos ameaçados ou estamos em situações de risco, e então liberam grandes quantidades de adrenalina, noradrenalina e outros mediadores de fuga … após a situação, voltar a calma, não é tão fácil, visto que o metabolismo está acionado e trabalhando a todo vapor para que o corpo fique em atenção todo o tempo e informando todos os membros do risco através do sistema nervoso. Porém, após o período de estresse é necessário voltar a relaxar pois o excesso de mediadores químicos no corpo para luta e fuga impedem a serotonina de entrarem em ação (este neurotransmissor regula o humor, o ciclo do sono, apetite, desejo sexual e memória, direta ou indiretamente) sendo essencial para alívio de ansiedade e estresse . Para ser liberado naturalmente existe um processo que desencadeia a partir dos neurônios. Só que para favorecer esta ligação axônico precisamos estar necessitados e favorável a sua sinapse e o cérebro entender este fato! Sabemos que o ritmo da respiração desempenha naturalmente o papel de informar ao cérebro que pode liberar tais mediadores , por esta razão os exercícios lentos, meditação e respiratórios surtem efeitos positivos contra estresse, ansiedade e depressão.
Em tempos de criatividade, inovação e monetização tecnológica um Ex-comandante do exército americano Mark Divine, criou uma técnica que leva em conta o corpo como um só , relaciona a saúde mental e emocional como um todo e trabalha com o ar sendo o veículo de informação ao metabolismo, induzindo ele a pensar que está em uma situação calma mesmo diante de uma desafio que é a guerra. Sendo assim visa retornar a respiração ao seu ritmo normal e com isso baixar adrenalina liberando mediadores que relaxam o corpo ao invés de excita-lo mais. O exercício ajuda a limpar a mente, relaxar o corpo e melhorar o foco.

A respiração em caixa (ou respiração “quadrada”) é uma forma de ilustrar o padrão sequencial de respiração por quatro segundos de cada vez.

Dhoje Interior

Este simples exercício melhora a circulação de sangue e o desenvolvimento de aprendizagem e habilidades, aumenta o foco e a atenção, potencializa o sistema imune, “limpa” a mente, reduz a ansiedade, regula o sistema nervoso, entre muitas outras vantagens.

Está precisa pode ser feito em qualquer lugar e em qualquer idade basta querer relaxar ou sentir em situação de alto estresse, quando o corpo necessita da calma e a cabeça não obedece, para voltar o controle do corpo em modo de luta ou fuga e para aliviar sintomas como ansiedade e burnout.

Este método consiste em 4 partes e para começar sente-se com as costas apoiadas em uma cadeira confortável e os pés firmados no chão.

1. Feche os olhos e inspire pelo nariz da seguinte forma:

2. Inspire o ar em 4 segundos

3. Segure o ar por 4 segundos

4. Expire por 4 segundos

5. Segure sem ar por 4 segundos
Observação: deve sentir o trajeto do o ar pelos pulmões. O ideal é repetir por 4 minutos ou até que a calma retome.

Dra. Sílvia Batista – educadora , fisioterapeuta, especialista de coluna vertebral e gestora do projeto Low carb nutrição inteligente e evolução pessoa, criadora do método 3D de massagem Brasil / Paris.
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