SAÚDE FISIO – Atividade física em tempos de lockdown

O mais difícil não é executar os exercícios, nem mesmo realizar os movimentos, o mais difícil mesmo é a decisão de começar, de querer fazer. Existe uma força mental que precisa ser estimulada para a superação da prostração, depois de alguns movimentos, os hormônios tomam a liderança e começam ativar a disposição.

Para equilibrar atividade física e o distanciamento social é preciso ter bom senso e responsabilidade neste momento difícil que o país atravessa.

Dhoje Interior

Apesar do exercício físico estimular o sistema imunológico e ser muito mais importante em tempos de pandemia, o isolamento social é a recomendação das autoridades da saúde e governamentais para evitar a proliferação do novo coronavírus

No Estado de São Paulo foi decretado o lockdown, ou seja, as pessoas não podem sair de casa em função da pandemia e do aumento no número de casos de covid-19 que sobrecarregam os leitos hospitalares ficando a cidade e a região sem condições de atender de forma digna as pessoas que necessitam do serviço de saúde.

Praticar uma atividade física e ter hábitos saudáveis é essencial para manutenção da saúde e a conscientização da importância de uma vida equilibrada está cada vez maior e engajada na mente de praticamente todas as pessoas, inclusive, aquelas que não aderiram ainda uma vida saudável.

O corpo perfeito, por muito tempo foi o principal objetivo dos praticantes de exercícios, especialmente os que frequentam as academias. Hoje sabemos que a visão de beleza está em outros aspectos individuais. Um corpo totalmente musculoso pode perder funções essenciais para o bem estar físico como mobilidade e equilíbrio músculo esquelético. Portanto, cada vez mais, graças as descobertas científicas, sabemos que um corpo saudável é um corpo em equilíbrio e onde a força, mobilidade, alongamento, resistência cardiorrespiratória e muscular estejam em sincronia. O bom funcionamento físico e mental é o padrão de saúde e bem estar neste momento da vida.

Reserve ao menos 30 minutos do dia para se exercitar. As atividades físicas diminuem a quantidade de cortisol, que é o hormônio ligado ao estresse, no corpo. Também liberam endorfinas na corrente sanguínea, promovendo o bem-estar. Além de ajudar no controle emocional, os exercícios servem para espairecer, dosar os problemas e encontrar estratégias para solucioná-los.

Exercitar-se, mexer, alongar, fortalecer … temos todos os aparatos para construir em nossa casa subsídios que facilitem nossa performance física:

*Subir e descer escadas

*Cabo de vassoura para alongar

*5kg ,2kg,1kg de alimentos levantar com os braços e descer

*Sentar e levantar da cadeira 20 vezes

*Deitar no chão e ficar de pé por 10 vezes

*Agachar e levantar por 10 vezes

*Andar de lado contornado os móveis para direita e para esquerda

*Uma toalha no chão para abdominais

*Flexão de braços

*Saltar por 10 vezes

*Correr por 5 minutos no lugar

*Jogar bola com os filhos

*Apertar uma almofada entre as pernas por 20 vezes

Estes são alguns exercícios que qualquer pessoa saudável pode realizar no conforto de sua casa e dentro da sua capacidade física, lembrando sempre do que falei no início: o mais difícil não é fazer, é iniciar os movimentos, é a decisão de começar, porque existe uma força mental que precisa ser estimulada para acabar com a prostração, depois de alguns movimentos os hormônios tomam a liderança e começam ativar a disposição.

E lembre-se da regra essencial para o sucesso esportivo: Um passo de cada vez na mesma direção!

Dra. Sílvia Batista – educadora , fisioterapeuta, especialista de coluna vertebral e gestora do projeto Low carb nutrição inteligente e evolução pessoa, criadora do método 3D de massagem Brasil / Paris.
@silviabatistafisiodancer @low_carboficiall @espacoanaJoaosaude