SAÚDE FISIO – A importância da fisioterapia pós covid 19

São muitos os problemas que envolvem o paciente que passou pela covid-19. E as vezes a recuperação pós internação  não se limita ao tempo inflamatório da doença devido a grande debilidade física , lesões que envolvem o sistema respiratório, a perda de peso, as dores musculares, a fraqueza da musculatura dos membros, a desnutrição, a deglutição dolorosa por causa da intubação e sequelas adquiridas no período de internação, também podem retardar a recuperação em meses.

A fisioterapia deve fazer parte do início da doença até a cura total das sequelas.

Dhoje Interior

Quando se fala em tratamento de fisioterapia pós covid é preciso ressaltar que podem haver danos temporáreos e outros permanentes ao organismo causados pelo Coronavirus.  Algums exemplos de sequelas permanentes ou não:  As complicações cardíacas como a miocardite  ( inflamação do músculo do coração), alguns médicos tem relatado casos de miocardiopatia em pacientes que tiveram Covid.

Por se alocar diretamente nos pulmões podem ocorrer complicações em alguns casos como por exemplo nódulos pulmonares e redução de 20 a 30% da função pulmonar .

Com relação a função cognitiva , entre os danos provocados estão os da perda de concentração, memória e em alguns casos , desorientação. Esses fatores ocorrem devido às alterações no sistema nervoso central onde os pacientes relatam ter frequentes “ apagões “ ou “lapsos de memória”.

Problemas com relação coagulação sanguínea também são frequentes como o AVC, a trombose, embolia pulmonar e infarto do miocárdio.  E embora ainda não esteja esclarecido qual é o mecanismo que causa a formação desses coágulos em pacientes com covid, sabemos que esses problemas acontecem quando o patogênico provoca anormalidades.

Entre as sequelas mais comuns temos a perda do olfato também chamada de parosmia, a perda do paladar, tosse seca, dor de cabeça, cansaço, fraqueza muscular, e a miosite que acomete músculos mais gravemente e provoca fraqueza aguda e generalizada.

Entrevista com a fisioterapeuta Dra Katia Furtado:

Para todos os pacientes que tiveram covid e suas sequelas fazemos uma anamnese individual e detalhada analisando cada caso e traçando o melhor tratamento para cada um.

Pacientes com acometimento pulmonar dou exercícios terapêuticos para fortalecer a musculatura respiratória e periférica.

Pacientes que relatam fraqueza muscular e perda de tônus, a fisioterapia desempenha um papel crucial para o fortalecimento e recuperação muscular bem como adequação postural, manutenção e amplitude de movimentos, exercícios cardio-respiratórios leves e quando a condição do paciente permite, o fisioterapeuta deve também realizar terapia ativa e ativa – resistida, mobilização articular, alongamentos e dependendo do caso, estimulação elétrica neuromuscular ( FES ). Numa outra etapa do tratamento, diz a Dra Katia, posso dar treino de equilíbrio, cicloergometria e deambulação assistida.

Dra Katia Furtado, ressalta ainda que APENAS FISIOTERAPEUTA tem capacitação para avaliar e reabilitar pacientes com covid e pós-covid. Fisioterapeuta REABILITA e trata após a alta da fisioterapia estes pacientes poderão ser encaminhado para personal trainer e professores de educação física que darão treino as pessoas recuperadas e que já estão saudáveis.  A fisioterapia é imprescindível tanto no período de infecção, nos primeiros dias pós infecção e a médio e longo prazo pós infecção por coronavírus para restabelecer as atividades diárias dos pacientes de modo a voltarem a sua rotina o mais breve possível.

Em caso de contaminação pelo coronavirus e após ser acometido pelo covid-19, sars-cov2 e após os cuidados médicos para uso adequados dos medicamentos, é necessário o auxílio de um fisioterapeuta para exames motores, cardíacos e pulmonares, descartando qualquer sequela que possa vir a atrapalhar a saúde e o desempenho de forma geral.

Agradecemos a Dra Katia Furtado pela entrevista para esta coluna saúde e físio.

Contato Dra Katia Furtado  – @kat.físio

Dra. Sílvia Batista – educadora , fisioterapeuta, especialista de coluna vertebral e gestora do projeto Low carb nutrição inteligente e evolução pessoa, criadora do método 3D de massagem Brasil / Paris.
@silviabatistafisiodancer @low_carboficiall @espacoanaJoaosaude