SAÚDE FISIO – A fisioterapia desempenha papel importante pré, intra e pós cirurgia de câncer de mama

A Fisioterapia Oncológica e Fisioterapia Dermatofuncional são especialidades da fisioterapia que juntas desempenham importante papel na prevenção de complicações e no tratamento dos pacientes submetidos as cirurgias de mama. O tratamento busca restaurar os movimentos, promover a recuperação física e auxiliar no bem-estar.

A atuação consiste nos cuidados pré, intra e pós-operatórios.

Dhoje Interior

Para as pacientes em tratamento de câncer de mama, o trabalho dos fisioterapeutas ajuda não só na recuperação, como também na prevenção de complicações da doença.

Um dos principais papeis da fisioterapia é ajudar na recuperação dos movimentos dos membros próximos à cirurgia, que são afetados após a mastectomia (procedimento para a remoção da mama).

Os pacientes tem um grande sofrimento funcional após a mastectomia e a fisioterapia consegue devolver toda a funcionalidade e melhorar o cotidiano  para atividades diárias.

Em qualquer cirurgia é importante que as pacientes cheguem na fisioterapia, no pré- operatório , isto é antes da cirurgia, pois isso vai interferir no pós-operatório, e assim receber  as primeiras orientações para o pós-operatório imediato.

Quando a intervenção da fisioterapia ocorre imediatamente logo nesse pré e  pós-operatório imediato, evita-se várias complicações funcionais

Quando a paciente não vem para o serviço de fisioterapia, e algumas sequelas se instalam, e  tem um pouco mais de dificuldade para reverte alguns processos .

Tais como:

-complicações respiratórias e circulatórias;

-edema (inchaço) e a dor;

-Deformidades da pele e da cicatriz;

-Mal funcionamento e funcionalidade dos músculos e articulações dos ombros, recuperando

– reabilitação inadequada e desalinhada

– Retrações

As primeiras orientações são relacionadas aos exercícios, alongamentos, terapias, que precisam ser feitos após a cirurgia, assim como os movimentos que devem ser evitados logo após a cirurgia.

Após a e retirada dos pontos inicia-se exercícios.

Alguns dos recursos usados pela fisioterapia:

– cinesioterapia,

– terapia manual,

– drenagem linfática manual e eletroterapia.

O atendimento pós-operatório é um trabalho personalizado, realizado pelo fisioterapeuta, devendo ser iniciado antes mesmo da alta hospitalar. Deve ter continuidade no consultório ou, se necessário, no domicílio. Todos os procedimentos são adaptados às características e necessidades de cada paciente e programados de acordo com o tipo de cirurgia, avaliação fisioterápica e orientação médica.

O papel da fisioterapia com pacientes mastectomizadas, comprova através de estudos sua eficácia e tem interferido positivamente na capacidade funcional do membro operado, desde do aumento da amplitude de movimento, como a diminuição de grandes retrações, força muscular, disfunções do ombro, como a diminuição de aderências . Ajudando o paciente a retomar sua vida com segurança e na sua forma mais completa diante desse pós cirúrgico.

Dra. Sílvia Batista – educadora , fisioterapeuta, especialista de coluna vertebral e gestora do projeto Low carb nutrição inteligente e evolução pessoa, criadora do método 3D de massagem Brasil / Paris.
@silviabatistafisiodancer @low_carboficiall
@espacoanaJoaosaude