SAÚDE FISIO – 8 causas de dor de cabeça e tratamentos pela fisioterapia

A dor de cabeça atinge pelo menos 70% da população, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia. O incômodo da dor dura dias e ate semanas, alguns pacientes relatam dor constante há anos. Porém , a dor de cabeça frequente não deve ser ignorada , pois geralmente é causada por problemas “simples”, como resfriado, estresse, má alimentação ou uma noite mal dormida, mas, também pode ser sinal de doenças graves.

Não existe uma explicação única para quem sente dor de cabeça, ela está ligada a muitos fatores, os principais são esses:

– [ ] Desordem músculo esquelética

– DTM

– Estresse

– Exagero de trabalho muscular

– [ ] Doenças relacionadas aos hormônios

– Diabetes

– Hipertireoidismo e hipotireoidismo

– Distúrbio da puberdade

– Distúrbios de órgãos reprodutivos

– [ ] Doenças relacionadas ao coração

-Infarto

-cardiopatias

-Angina

– [ ] Doenças relacionadas as desordens hepáticas

-hepatite

-Esteatose

– [ ] Desordem metabólicas

-sindrome metabólica

– [ ] Disfunções endócrinas

-Disfunção de triglicerídeos

-disfunção na suprarrenal

-pancreatite

– [ ] Doenças relacionadas aos ossos

-artrite

-gota

-condrocalcinose

– [ ] Doenças cerebrais

-Tumores

-insuficiência vascular do cérebro (avc).

Como podemos ver é uma gama grande de possibilidades que fazem a cabeça doer . Sabe-se que existem

1-cefaleias aguda

2-enxaqueca

3- cefaleia tensional

Existem dor de cabeça que passa rápido que pode ser tratada em casa com remédios caseiros, porém , se persistir a dor é importante procurar um especialista neurologista para um check –up.

A fisioterapia pode ajudar com a dor de cabeça por estresse, DTM e dos ossos, pois através de um equilíbrio músculo esquelético é possível reverter o quadro de dor regular.

Para quem sofre com DTM que seria a disfunção mandibular/temporal, o tratamento da fisioterapia se faz necessário juntamente com um dentista especialista em DTM, que através do alinhamento muscular , fortalecimento e mobilidade adequada é possível cessar a dor.

As dores de cabeça em decorrência de  problemas ósseos também podem ser aliviadas com a fisioterapia através do tratamento para a patologia de base e equilíbrio postural!

Não deixe de avaliar sua dor de cabeça, procure um profissional de saúde qualificado para orientação e tratamento.

*Dra Sílvia Batista – fisioterapeuta , educadora física, pós graduada em doenças da coluna, mestre em nutrição internacional pela Espanha. Gestora da Escola da vida natural, criadora do projeto 3DNano de automassagem. @Drasilviabatista / e-mail [email protected]