SAÚDE E SEXUALIDADE – O que é libido?

Uma das perguntas mais feitas por internautas ao Google em 2019, de acordo com uma lista divulgada pela empresa foi  A dúvida foi a campeã nas pesquisas que começam com o questionamento “o que é?”.

Quando falo de Libido , muitas pessoas pensam que a palavra se refere apenas ao desejo sexual. Gente libido vai além do sexo. É o impulso que nos faz viver, rir e como você toca é tocado não se trata apenas do coito É a empolgação, o entusiasmo e o espírito que temos que nos fazem começar certas coisas na vida. Pense nisso: para uma mulher engravidar e começar uma nova vida, ela precisa fazer sexo. O impulso que nos leva a ir para a cama com alguém é (pelo menos deveria ser) a libido ,é aquela sensação gostava de estar com a pessoa. Assim como precisamos do nascimento do desejo sexual, esse impulso também deve existir para fazer vir à tona tudo em nossas vidas: projetos, relacionamentos, trabalho, sentimentos, etc. Muitas pessoas perdem a desejo de viver sem nem mesmo perceber. Isso geralmente acontece quando as atividades que realizamos podem alimentar nosso ego em vez de nossa alma. Por exemplo, aceite um emprego que nos dê prestígio social, mas não traga felicidade. Ou construa um relacionamento íntimo para “aparência” e não para felicidade.

Dhoje Interior

Quando perdemos a Libido começamos a nos sentir vazios, frustrados e sobrecarregados. Pior: perdemos a capacidade de começar coisas novas e experimentar todas as possibilidades que o mundo oferece. A libido  está relacionado ao momento atual, que é imediato. Podemos entendê-lo de duas perspectivas diferentes: física e emocional. Fisicamente falando, é a percepção de cada sensação, toque, cheiro e beijo. Emocionalmente falando, este é o momento em que podemos viver de acordo com nossos objetivos e desfrutar das coisas que realmente importam.

Libido é o lugar para explorar a diversão de estar vivo e ser feliz em toda sua vida .

E tem dentro da libido o desejo sexual .

O que atrapalha seu desejo sexual? Existem muitos fatores que podem reduzir ou prejudicar completamente a libido de uma pessoa, como problemas hormonais ou emocionais, uso de drogas, etc. Para saber os fatores que influenciam seus desejos, é importante que haja um acompanhamento profissional adequado e leve em consideração toda a sua história de vida.

Listei os principais fatores que nossa libido ,para vocês ficarem atentas aos sentimentos e sensações e fatores sexuais .

Depressão

Ansiedade

Anticoncepcionais hormonais, como pílula

Antidepressivos

Alteração hormonal, como hiper ou hipotireoidismo

Menopausa

Conflitos no relacionamento

Não ter certeza se ainda ama o parceiro

Estresse ou sobrecarga de tarefas

Desconforto com o próprio corpo

Insegurança na cama

Bloqueios sexuais, como dor no sexo, dificuldade de atingir o orgasmo, etc.

Não sentir “química” ou achar que a pessoa parceira não sabe te satisfazer na cama

Ter sentimentos conflitantes em relação ao sexo, achando o ato vergonhoso, feio, errado, pecaminoso, etc.

Alimentar mágoas da pessoa parceira

Não conseguir se concentrar na “hora H”, porque os pensamentos não param e se pega pensando em outras coisas durante a relação

Sentir rejeição por parte da pessoa parceira

Estar amamentando ou ter algum problema na hipófise

Estar vivendo uma relação monótona

Ter sintomas fortes na TPM.

Vocês podem através do Pompoarismo começar uma mudança radical em sua Libido .

Venham pro meu insta vou te ensinar tudo .

Beijos até a próxima

Mirna Zelioli – Formada em pedagogia e sexóloga em formação e palestrante em vendas. Gestora comercial, sensual coach, empresária do mercado erótico, criadora do projeto SAT (Sexualidade Amor pra Todos), Projeto de Inclusão, projeto CEL (Coragem e Empoderamento e Libertação).