SAÚDE E SEXUALIDADE – Mitos sobre o orgasmo feminino

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) aponta que 55% das mulheres brasileiras não atingem o orgasmo durante a relação sexual. Apesar de ter muitos estudos sobre orgasmo feminino ele permanece como um mito na nossa sociedade, poucas mulheres conseguem experimentá-lo.

Além de homens e mulheres verem o sexo de forma diferente por questões culturais, tem a diferença biológica entre os gêneros que resultam em formas diferente de sentir prazer

Dhoje Interior

Além da autoestima, a confiança, as consequências do ato sexual, as pressões sociais, as memórias negativas relacionadas ao sexo, entre outros elementos, influenciam a experiência sexual das mulheres.

Vamos entender alguns dos mitos que envolvem a capacidade das mulheres de ter um orgasmo , já que muitas acreditam ser impossível e improvável ter essa experiência extremamente importante para vida e felicidade da mulher .

  1. A mulher deve ter orgasmo com a penetração

Falso ; maioria das mulheres não atinge o orgasmo somente com o sexo vaginal. Todo orgasmo esta relacionado ao clitóris seja ele com penetração ou estimulo . Afinal, este órgão responsável somente para o prazer delas.

Como a anatomia feminina é única, este não é sempre o caso. Para estimular o orgasmo, então, o casal pode fazer uso de vibradores ou recorrer à masturbação. Esta ajudinha não quer dizer que o sexo é ruim ou que existe algo errado com a mulher.

A crença de que a mulher deve somente sentir prazer com a penetração é equivocada e deve ser combatida para que ambos os parceiros tenham relações sexuais memoráveis!

  1. Masturbação dificulta ter orgasmos no sexo

Que masturbação feminina faz mal para saúde ou atrapalha o sexo , é um mito que caiu a muito tempo por terra , tem um monte de pesquisas cientificas que comprovam que faz bem para sistema imunológico , para bem estar , para autoconhecimento , afinal os corpos de homens e mulheres são diferentes assim como zonas erógenas de prazer .

3-Mulheres que não têm orgasmo possuem transtornos mentais

Os transtornos mentais tendem a influenciar a vida sexual tanto de mulheres e homens, mas nem sempre é o caso. O orgasmo feminino pode acontecer com ou sem a presença de um transtorno.

Uma sociedade doente e machista usa esse fato que algum momento da historia acreditou se ser possível ,para diminuir ou ate caracterizar as mulheres como frigida ou infeliz .Quem nunca ouviu a frase :

Falta de homem por isso esse stresse.

A verdade é que o orgasmo é uma reação psicológica e física. Logo, inúmeras patologias de ambos os tipos podem impedir que ele aconteça tanto em mulheres como em homens . Ao suspeitar de alguma doença, a conduta correta é procurar uma solução com um especialista de confiança.

Infelizmente, muitos casais não o fazem devido à vergonha ou medo de serem alvos de zombarias. Não há nada de anormal em buscar ajuda para melhorar a vida sexual, seja na terapia ou em um consultório médico.

Todas as mulheres empoderadas têm orgasmos

Algumas mulheres tem mais dificuldade ou não sentem orgasmo mais não devem se sentir mal por isso , existe mulheres que tem ou desenvolvem alguns distúrbios como anaorgasmia , o uso de medicamentos contínuos, como os antidepressivos, dispareunia, histórico de trauma, disfunção hormonal, vaginismo, entre outros. E são facilmente tratáveis

Muitas vezes também a questão esta relacionada ao parceiro, por isso, deve-se cultivar um relacionamento sincero para que temas geralmente embaraçosos possam ser conversados sem gerar conflitos.

Felizmente, existe tratamento! Se você suspeita que pode ter essa condição, eu posso ajudá-la a chegar a um veredicto.

Ame seu corpo, ame sua alma e ame seu prazer.

Entenda que você merece .

Beijos ate a próxima

Mirna Zelioli – Formada em pedagogia e sexóloga em formação e palestrante em vendas. Gestora comercial, sensual coach, empresária do mercado erótico, criadora do projeto SAT (Sexualidade Amor pra Todos), Projeto de Inclusão, projeto CEL (Coragem e Empoderamento e Libertação).