Saúde de Urupês passa a atender problemas cardiológicos

Secretária de Saúde Cristina Camargo, Dr Leandro José Bertolo e Prefeito Bica na Sala de atendimento na Unidade de Saúde Dr. Xisto Albarelli Rangel (ESF) - Foto: Carina Costa

A Saúde de Urupês possui mais uma especialidade médica para atendimento da atenção básica da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano a Secretaria de Saúde contratou um cardiologista para atuar nas unidades de “Estratégias Saúde da Família” do município.

O conterrâneo Leandro José Bertolo volta ao município após 12 anos dedicados aos estudos de medicina. Formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), ele se especializou em cardiologia na Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. O urupeense já trabalhou na urgência e emergência do Hospital São Lourenço, e atualmente trabalha como plantonista nos hospitais da região, além de cuidar da saúde do coração dos pacientes de sua cidade natal.

Dhoje Interior

Até o início de 2021, quando um paciente necessitava de uma consulta cardiológica, após passar pelo clínico geral, era encaminhado para os hospitais de referência, como Emílio Carlos e Padre Albino em Catanduva, e Hospital de Base e AME de São José do Rio Preto. Este protocolo é utilizado em algumas cidades da região do mesmo porte de Urupês, como Irapuã, Sales, Elisiário, Marapoama e Ibirá.

O médico terá agenda disponível em todas as unidades de saúde do município o que tornará mais ágil para os pacientes que antes aguardavam vagas nos hospitais de referência. A expectativa é de  que 15 mil moradores sejam beneficiados.

Nas Estratégias Saúde da Família a população poderá passar por consultas e exames cardiológicos de baixa complexidade. Para as consultas e exames cardiológicos de médias e altas complexidades os pacientes ainda terão que ser encaminhados para os hospitais de referência via sistema CROSS.

O município conta com aparelhos convencionais de eletrocardiogramas nas cinco USFs (Unidades de Saúde da Família), e também aparelhos de eletrocardiogramas que emitem os resultados na hora. Além do eletrocardiograma, os pacientes contam ainda com exames laboratoriais e de raio-x.

“Ter um cardiologista em nossa cidade é aumentar ainda mais as chances de salvar vidas e é isso que os urupeenses precisam: ter qualidade de atendimento e de vida”, afirmou o Prefeito Bica.

Da REPORTAGEM