Rio Preto vai aplicar Pfizer para agendados da segunda dose AstraZeneca

A Secretaria de Saúde de Rio Preto informou que a partir desta terça-feira (14) vai começar a aplicar doses da vacina Pfizer para completar a imunização dos agendados da segunda dose da AstraZeneca, atualmente em falta no Estado. Somente serão vacinados os que deveriam ter recebido a segunda dose entre os dias 1º e 15 de setembro.

Em Rio Preto, as doses estarão disponíveis das 8h às 14h nos seguintes locais: Swift (atendimento interno); Shopping Cidade Norte; Defesa Civil; CSE Estoril; UBS Jaguaré; Pinheirinho e Salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Brasil (São Deocleciano).

Dhoje Interior

Nessas salas de vacina, a imunização será somente para segunda dose de Pfizer de quem recebeu a primeira dose de AstraZeneca. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e CPF, comprovante de residência de Rio Preto e comprovante de vacinação.

O município recebeu 4.524 doses para a demanda, sendo que o número de faltosos para a segunda dose de AstraZeneca é de 11.362 pessoas. Quem não conseguir se vacinar na terça-feira deve aguardar a chegada de novas doses do Estado. A Fiocruz, responsável pela produção da AstraZeneca, informou que retomará as entregas ao Ministério da Saúde nesta semana.

De acordo com a gerente de imunização Michela Barcelos, da Secretaria de Saúde de Rio Preto, o esquema combinado do imunizante AstraZeneca seguido de Pfizer não altera a eficácia da vacinação. “A recomendação é que o esquema seja concluído com a mesma vacina, mas já existem estudos demonstrando que os resultados são iguais com o esquema combinado dessas vacinas”, afirmou.

A campanha de vacinação contra a Covid continua para os outros grupos. Para os adolescentes de 12 a 17 anos, as doses estarão disponíveis das 8h às 14h apenas nas unidades de saúde Jardim Americano, Nova Esperança, São Francisco, Caic/Cristo Rei, Cidade Jardim, Engenheiro Schmitt, Talhado, Vila Toninho, Vila Mayor e Vetorazzo. As doses também estão disponíveis no Projeto Viva Eldorado e no Centro Esportivo Maria Lúcia. Para a segunda dose de Coronavac e Pfizer (cuja primeira dose é Pfizer), as doses estarão disponíveis nos mesmos locais.

A dose adicional, destinada a idosos de 85 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose há pelo menos seis meses, está disponível na Swift, apenas por sistema drive-thru, das 8h às 16h, e em todas as outras unidades de saúde e equipamentos públicos de Rio Preto, das 8h às 14h.

Todos os endereços das salas de vacina podem ser consultados em: www.riopreto.sp.gov.br/mapavacinas.

Da REPORTAGEM