Rio Preto tem mutirão de espirometria a partir de segunda

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, promove entre os dias 20 e 24 de setembro o mutirão de espirometria, que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPCO), utilizada para classificar a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.

Os exames serão realizados no Hospital Dia, com apoio da companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim. A estimativa é de que 280 exames sejam feitos durante o mutirão, todos já agendados.

Dhoje Interior

Os exames de espirometria voltaram a ser realizados no município no final de julho. Para proporcionar maior proteção contra a Covid-19, o exame – também conhecido como “teste do sopro” – está sendo realizado em cabines de biossegurança equipadas com filtros que eliminam 99,9% de vírus e bactérias, protegendo da contaminação os técnicos, médicos e o próprio paciente.

As cabines foram cedidas pela farmacêutica Boehringer Ingelheim, sendo Rio Preto o primeiro município do interior do Estado de São Paulo a recebê-las.

Os exames de espirometria no Hospital Dia serão realizados de segunda a sexta-feira. Para ter acesso, é preciso agendar consulta em uma unidade de saúde e ser encaminhado ao especialista. A primeira avaliação é uma triagem, que seleciona pacientes com maior probabilidade de apresentar a doença e os direciona para o exame.

O procedimento permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, de forma que se o paciente estiver fora dos padrões normais para sua idade, será contatado posteriormente para agendar consultas e ter orientação para o tratamento mais adequado.

Da REDAÇÃO