Rio Preto tem dois primeiros moradores com Varíola dos Macacos

São dois homens que apresentaram sintomas em julho, a doença foi confirmada por exames e eles estão sendo monitorados

A Secretaria de Saúde anunciou na tarde desta segunda-feira (1) dois casos da MonkeyPox, ou “Varíola do Macaco”, em Rio Preto. São dois homens que estão sendo monitorados. Um tem 34 anos e começou a ter os sintomas dia 26 de julho. O segundo, outro homem de 34 anos, também morador de Rio Preto, teve os primeiros sintomas dia 23.

Ambos tiveram resultados positivos para a doença após exames.

Com a chegada da doença, a Secretaria alerta para as formas de transmissão da doença. “Pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada e com lesões na pele e/ou por contato com objetos, tecidos e superfícies que foram utilizadas na pele.”

Fique atento para os principais sintomas da doença, como “lesões que podem surgir no rosto, dentro da boca, mãos, pés, peito, genitais ou ânus”. Também podem aparecer caroço no pescoço, axila e virilha, febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e dor muscular.

A atenção tem que ser redobrada porque nos casos leves os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, incluindo catapora. Em caso de apresentar alguns desses sintomas, procure um serviço de emergência.

Da REPORTAGEM