Rio Preto promove Campanha Fique Sabendo durante a semana

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde promove entre os dias 1º a 7 de dezembro a 14ª edição da Campanha Fique Sabendo, em parceria com o Programa Estadual de IST/AIDS-SP. Lembrando que dia 1º de dezembro é Dia Mundial de Combate à Aids. O objetivo é ampliar o número de pessoas com conhecimento do seu status sorológico e em caso de diagnóstico positivo, iniciar o tratamento, que é parte essencial do enfrentamento da epidemia de Aids e sífilis no  Estado de São Paulo.

“O acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids e da sífilis avançou no Estado, mas ainda há muitas pessoas que são portadoras desses agravos e desconhecem sua situação sorológica, pois na maioria das situações não demonstram sintomas”, afirmou a gerente dos serviços ambulatoriais especializados do município Camila Ishizava.

Dhoje Interior

A campanha será realizada em todas as unidades básicas de saúde, com intensificação das testagens de HIV e sífilis, por meio do programa chamado Fique Sabendo. Também haverá ações em empresas, Instituições de ensino, comunidades terapêuticas e em espaços públicos. “A ideia é mobilizar a população durante a semana sobre a importância da testagem”, reforça Camila.

No próximo sábado (4) as ações serão realizadas na Praça Dom José Marcondes, das 9h às 13h. As atividades incluem testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C; estande com orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e prevenção combinada; estande “Caixa das Sensações” e oferta com orientações sobre o autoteste HIV.

Ainda durante a semana, o Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caesm) realizará a testagem sorológica durante a rotina de consultas. No Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis, a população poderá realizar o teste rápido ou o convencional para HIV, sífilis e hepatites B e C, das 7h às 16h. Ainda nas unidades de saúde, estão programadas orientações na sala de espera, bem como distribuição de insumos de prevenção e material educativo.

Da REPORTAGEM