Rio Preto inaugura Central Saúde exclusiva para telemedicina

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta segunda-feira (14) a Central Saúde, que conta com 20 profissionais de nível superior, como médico clínico, enfermeiro, assistente social, biomédico, pediatra, obstetra, ginecologista, farmacêutico, que vão trabalhar com a telemedicina.

A importância da Central Saúde é facilitar o acesso do paciente ao sistema de saúde, utilizando a tecnologia da telemedicina, regulamentada pela Lei nº 13.989, de 15 de abril de 2020. “Atuamos com profissionais treinados em busca da excelência do atendimento SUS, no melhor horário e conforto em sua residência”, explica a assessora especial da Secretaria, Paula Sodré.

Dhoje Interior

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, atendendo munícipes de Rio Preto. Dessa forma, os usuários do sistema SUS podem agendar uma consulta por telemedicina, ligando para o telefone gratuito da Central: 0800 77 22 123.

O usuário será atendido por um enfermeiro ou médico que registrará a queixa em prontuário eletrônico e em seguida agendará a consulta. No dia e horário agendados, o médico entrará em contato com o paciente para realizar a consulta por telemedicina, que poderá ser por telefone ou vídeo, dependendo da necessidade do paciente.

As consultas serão para casos respiratórios e não respiratórios, incluindo as consultas pediátricas, obstétricas, doenças crônicas como hipertensão e diabetes, além de consulta para assistência social.

Se houver necessidade, o médico também fornecerá receita, atestado, solicitação de exames laboratoriais ou de imagem e encaminhamento para um horário com especialista. Todo o atendimento fica registrado no prontuário do paciente.

A Central Saúde funcionará apenas para o atendimento por telemedicina. Caso o paciente deseje ser atendido na unidade, de forma presencial, deve agendar atendimento direto na UBS de referência.

Da REDAÇÃO