Rio Preto Esporte Clube completa 102 anos

Foto: Muller Merlotto Silva

Fundado em 21 de abril de 1919, o Rio Preto Esporte Clube completou 102 anos de existência nesta quarta-feira (21). Ainda sem definição sobre o retorno da Série A3 do Campeonato Paulista, o Jacaré treina e se prepara para tentar buscar o acesso.

Nas redes sociais, o presidente do clube, José Eduardo Rodrigues celebrou o aniversário e ressaltou as dificuldades que a pandemia impôs ao Rio Preto.“ Minhas palavras iniciais são de saudações para nossa torcida, aficionados, simpatizantes e dirigentes. Data importante em que o clube que leva o nome da cidade completa mais um ano de existência. Tempos difíceis estamos vivendo com a paralisação do campeonato devido a pandemia, a mesma que já nos atingiu na temporada anterior. Tempos difíceis também em função das dificuldades que os clubes de maneira geral atravessam no aspecto financeiro”

Dhoje Interior

Durante o pronunciamento, Rodrigues também ressaltou a importância do ex-prefeito Victor Britto Bastos e seus herdeiros. Bastos doou uma área no centro da cidade para o Rio Preto em 1922, onde a equipe mandou os jogos em seus primeiros anos de existência. Havia uma clausula de reversão da propriedade do terreno para Victor Britto Bastos caso clube saísse do local, o que acabou ocorrendo com a inauguração do estádio Anísio Haddad, o Rio Pretão, em 1968. No entanto, os herdeiros de Bastos abriram mão da clausula e doaram novamente o valor da venda do antigo estádio para que fosse adquirida a área onde foi construído o novo.

“Nós devemos render nossas eternas homenagens aquele que é a razão direta da nossa história e da nossa existência. Se não fosse ele, não teríamos chegado onde chegamos”, comentou Rodrigues.

Em 102 anos de história, o Rio Preto conquistou a Série A3 duas vezes (1963 e 1999). No futebol feminino, a equipe chegou ao título brasileiro em 2015 e foi bicampeã paulista em 2016 e 2017. O Jacaré chegou a elite do Paulistão apenas uma vez, quando foi vice-campeão da Série A2 em 2007 e disputou a competição em 2008.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior