RIO PRETO: Educação entrega novo material e aula presencial permanece uma incógnita

São ao todo seis tipos de materiais diferentes que atendem de forma individualizada os ciclos de ensino e estudos que a criança teria normalmente neste período do ano letivo. Foto: Cláudio LAHOS

A Secretaria de Educação está finalizando a elaboração e confecção do novo material didático que será novamente disponibilizado tanto on-line quanto impresso para alunos da rede municipal de ensino nos dias 7 e 8 de maio.
Segundo Sueli Costa, secretária de Educação, esse material tem como objetivo disponibilizar aos alunos atividades e uma rotina de estudos durante este período que as aulas presenciais não podem ser retomadas por conta das orientações do Comitê Gestor de Enfrentamento do Coronavírus de município.
O material impresso poderá ser retirado em 116 unidades de ensino que atendem crianças do ensino infantil ao fundamental, no mesmo horário que as unidades estarão entregando os kit alimentação do mês de maio. Virtualmente no novo material pode ser acesso a partir do dia 7 de maio no endereço eletrônico do programa Rio Preto Educ Ação. (https://digital.educacao.riopreto.br/).
A rede tem mais de 42 mil alunos dos quais cerca de 35 mil alunos fazem parte deste projeto que engloba alunos do ensino infantil até o 9º ano do ensino fundamental.
Para a elaboração deste material foi feita uma parceria do município com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) que mais uma vez produziu matérias que foram adaptadas e ganharam novos conteúdos que se enquadram com a realidade do ensino desenvolvido pela rede municipal. Para a confecção deste material, a Prefeitura fez uma parceria com o governo do Estado.
São ao todo seis tipos de materiais diferentes que atendem de forma individualizada os ciclos de ensino e estudos que a criança teria normalmente neste período do ano letivo.
Eles foram divididos da seguinte forma: uma para o infantil, e outros cinco para o ensino fundamental subdivididos assim: um para o 1º ano, um para o 2º,um para o 3º, um único para os 4º e 5º anos e um único também que atende crianças do 6º ao 9º ano do ensino.
Conforme a secretária, em Rio Preto não acontecem aulas on-line, mas em alguns casos já existe um contato por meio de algumas mídias sociais entre pais ou responsáveis e a direção a unidade escolar ou professores e nestes casos possíveis duvidas sobre o conteúdo estão sendo sanadas.
A secretária afirma que a participação dos pais ou responsáveis neste momento é fundamental para que juntos com as crianças possam desenvolver mesmo em casa essa rotina de tirar um tempo para estudar, ler ou fazer atividades que fazem parte deste material que está sendo disponibilizado.“Eu acredito muito nesta parceria pais e escola e neste momento nós precisamos, mas do que nunca, fortalecer essa parceria – dos pais com a escola – e das escolas com os pais – porque nós temos algo muito importante que precisamos cuidar que é a Educação das nossas crianças e dos nossos jovens. E essa Educação precisa neste momento ser partilhada com os pais, para que a gente possa ter sucesso assim que retornarmos com os nossos alunos todos nas unidades escolares para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem tão necessário”, finalizou a secretária.

Educação vai seguir determinação do Comitê na volta das aulas   

A rede municipal de ensino de Rio Preto não tem previsão de quando as aulas presenciais voltarão a acontecer e atender os mais de 40 mil alunos do ensino infantil ao fundamental.
Segundo Sueli Costa, secretária de Educação, a definição vai depender inicialmente da decisão que venha a ser tomada pelo governo do Estado e posteriormente as recomendações do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus do município.
Sobre o anúncio feito pelo governo estadual nesta sexta-feira (24) que as aulas no Estado de São Paulo poderiam ser retomadas no mês de julho, a secretária municipal afirmou que o cronograma de retorno na cidade não tem nada concreto, mas que a equipe da Educação está trabalhando de forma constante para se preparar para um possível retorno.

Dhoje Interior

Sérgio SAMPAIO
[email protected]