Rio Preto e Unicamp celebram convênio de pesquisa e desenvolvimento

A Prefeitura de Rio Preto assinou nesta segunda-feira (22/11) um convênio de pesquisa e desenvolvimento com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com o objetivo de implementar novas soluções tecnológicas para plataformas municipais. A celebração do acordo foi realizada por meio de uma reunião em ambiente híbrido, parte presencial, no gabinete do prefeito Edinho Araújo, e parte on-line, com representantes da universidade.

O convênio tem validade de cinco anos e pode envolver quaisquer áreas de conhecimento da universidade. Por meio da parceria, sistemas já existentes poderão ser otimizados ou será possível desenvolver novos sistemas.

Dhoje Interior

As primeiras inovações são feitas no sistema de gestão de gastos da Secretaria Municipal de Saúde, que será transformado a partir do conceito de cidades inteligentes. O projeto vai utilizar técnicas de mineração e análise de dados para automatizar processos de custos da secretaria e também para identificar padrões e rastrear informações que podem auxiliar gestores na tomada de decisão.

“A Unicamp é uma das universidades mais celebradas do nosso país, das Américas e até do mundo, portanto firmar esta parceria nos enche de orgulho e também responsabilidade”, afirmou o prefeito Edinho Araújo.

O pró-reitor de pesquisa da Unicamp, João Marcos Romano, participou remotamente da reunião, representando o reitor da universidade, Antonio José de Almeida Meirelles. “O estudo das cidades inteligentes ganhou espaço significativo aqui na Unicamp, é um tema recorrente em nossas pesquisas, em áreas diversas como digitalização de processos, internet das coisas, telecomunicações, planejamento urbano e desenvolvimento sustentável”, disse.

A universidade foi representada presencialmente na reunião por Leonardo de Souza Mendes, professor das áreas de engenharia elétrica e computação da Unicamp.

Da Redação