Rio Preto é a 21ª cidade mais competitiva do país

O CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove e o Sebrae, divulgou nesta quinta-feira (19) o Ranking de Competitividades dos Municípios 2020. Essa é a primeira edição do levantamento, que analisou 405 municípios com mais de 80 mil habitantes em todo o país.

São José do Rio Preto ficou em 21° no ranking geral, com uma nota de 57,46, sendo o 17° colocado levando-se em conta apenas a região sudeste e obteve a 15° no Estado de São Paulo.

Dhoje Interior

As notas foram definidas com base em uma média de três dimensões analisadas: Instituições, Sociedade e Economia. A maior nota do município foi em sociedade, com 75,10. Essa dimensão leva em consideração fatores como educação, saúde, segurança, entre outros.

“Rio Preto tem uma posição muito boa no nosso ranking, ficando entre as 30 melhores do Brasil. Essa colocação se deve principalmente ás boas condições no pilar de saneamento, acesso à educação e qualidade de educação. Vale Ressaltar também que o município é o sexto melhor do país em sustentabilidade fiscal”, comentou Lucas Cepeda, coordenador de competitividade do CLP.

Ele também falou sobre os pontos negativos. “A cidade precisa melhorar em funcionamento da máquina pública, na qual ocupa 244° lugar e também na questão da segurança”, afirmou Cepeda.

As três primeiras posições do ranking foram ocupadas por Barueri (64,33), São Caetano do Sul (64,30) e São Paulo (61,91). Outra cidade da região que se destacou foi Votuporanga que ficou em 20° lugar no ranking geral, com nota 57,74,

Foram levados em consideração 55 indicadores para a elaboração deste ranking, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

O estudo completo pode ser conferido pelo link: https://static.poder360.com.br/2020/11/ranking-competividade-CLP.pdf.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior