RIO PRETO: Defesa Civil faz recomendações sobre queda de temperatura

A mudança climática é diante da chegada de uma frente fria no Estado de São Paulo. A temperatura mínima deverá ficar entre 4ºC e 8ºC. Foto Ygor Andrade

Desde ontem o rio-pretense sente a baixa temperatura que atingiu a cidade. A mudança climática é diante da chegada de uma frente fria no Estado de São Paulo. A temperatura mínima deverá ficar entre 4ºC e 8ºC.
Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o deslocamento das massas de ar contribuiu para que as temperaturas despencassem.
“A frente fria nasceu no polo sul e foi em direção ao centro passando pela Argentina até chegar no Sudeste onde permanece até terça-feira e depois segue para o Espírito Santo e vai para o mar”, explica.
No entanto, o pico do frio está previsto para sábado e domingo, mas a massa de ar frio no Estado de São Paulo perdurará até terça-feira.
“A previsão para sábado (hoje) é céu parcialmente nublado com máxima de 18ºC e mínima 6ºC, no domingo, a máxima é 21°C e mínima 5°C. Na segunda-feira, a máxima é 24°C e mínima 8°C e terça-feira, a máxima é 29°C e mínima 4°C. No decorrer da semana, a partir de terça-feira a temperatura se elevará”, informa Carvalho.
Segundo o diretor da Defesa Civil, coronel Carlos André Medeiros Lamin, o problema é a mudança repentina da temperatura. “A queda de temperatura deixa as pessoas mais suscetíveis à pneumonia, gripe e resfriados. A orientação é utilizar agasalho, evitar ficar exposição em local aberto e se proteger após o banho. As extremidades como mãos e pés são mais sensíveis e por isso é bom fazer uso de meias e luvas. Outro olhar deve ser para os PETs, que devem receber roupas”, diz.
A mudança climática causa mais impacto aos moradores de ruas que sofrem com a baixa temperatura nesta época do ano. “Aproveito para que as pessoas aqueçam o seu coração e que doem agasalhos às pessoas que moram na rua. Eles têm maior probabilidade de adoecerem diante do frio e das condições que vivem”, finaliza Lamin.

Por – Sue PETEK

Dhoje Interior