Repertoriando chega ao episódio 100 com legado cultural e literário

O Repertoriando, programa de rádio e de podcast desenvolvido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, chega neste mês de setembro ao seu episódio de número 100, com o legado de um diversificado acervo cultural e literário.

Transmitido pela rádio municipal Educativa FM e disponível em plataformas online, o programa é produzido por educadores da rede municipal de ensino, em uma ação conjunta das secretarias de Educação e Comunicação.

Dhoje Interior

O primeiro episódio foi ao ar no dia 5 de abril de 2021, com a missão de democratizar o conhecimento por meio do rádio e das plataformas de podcast, em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus e a consequente suspensão das aulas presenciais.

“O Repertoriando não nasceu para ser uma aula no rádio. Pelo contrário: a gente pensou em uma programação com conteúdos educativos, que estimulassem a leitura, ampliassem o repertório literário de alunos e familiares e despertassem esse comportamento leitor, o incentivo à pesquisa e a busca por conhecimento”, afirma o professor formador José Antônio Borges, que dirige o programa e compõe a equipe de roteiristas e apresentadores ao lado das professoras Ieda Alves Lugli, Reni Trombi, Rô Ribeiro e Vanessa Passarim.

Assim, a estrutura do Repertoriando foi planejada para que a obra de autoras e autores fosse o ponto de partida, com o quadro “Sala de Leitura”, seguido de “A Música do Dia” e “Aprendendo Mais”. Cada programa tem duração entre 10 e 15 minutos.

As obras literárias referenciadas nos programas são, em grande parte, de autoras e autores brasileiros, mas há espaço também para outras culturas. Entre os nacionais, há textos de Carlos Drummond de Andrade, Carolina Maria de Jesus, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Emicida, Fernanda Takai, Fernando Sabino, Guimarães Rosa, João Anzanello Carrascoza, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar e Sérgio Vaz, entre outros.

Já entre os estrangeiros, são citados Antje Damm, Audrey Wood, Babette Cole, Irmãos Grimm, Mia Couto, Sam McBratney, Stephen Michael King e Trish Cooke.

Da Redação Jornal Dhoje Interior