Quase todo o Estado avança para Fase Laranja e Rio Preto se mantém

rio preto fase laranja
Rio Preto permanece na Fase Laranja do Plano São Paulo. Imagem: Governo do Estado de São Paulo

O governo de São Paulo fez, nesta sexta-feira (10), a sexta avaliação das regiões do Estado e divulgou a classificação por fase em cada uma delas, tendo como base o quadro do avanço da Covid-19 e as taxas hospitalares no Estado.

Neste novo faseamento, houve uma grande melhora em todo o interior do Estado, onde muitas regiões estavam na última avaliação na Fase Vermelha e que agora subiram para a Fase Laranja.

Dhoje Interior

Rio Preto, apesar da alta no número de casos e de óbitos, como já era esperado pelos membros do Comitê Gestor de Enfrentamento do Coronavírus, se mantém na Fase Laranja. Com isso, por pelo menos mais uma semana, continua o atual regramento de funcionamento do comércio com mini-lockdown de domingo a terça-feira e a abertura das atividades comerciais de quarta a sábado, por seis horas diárias. Os estabelecimentos comerciais devem continuar mantendo somente 20% de sua capacidade.

Horários de funcionamento:

Comércio de rua: das 10 às 16 horas – de quarta a sábado – (domingos, segundas e terças-feiras fechado);

Shoppings: das 13 às 19 horas – de quarta a sábado – (domingos, segundas e terças-feiras fechado);

Serviços: das 9 às 15 horas – de quarta a sábado – (domingos, segundas e terças-feiras fechado).

O faseamento de cada região dependerá da capacidade do sistema de saúde. São considerados os fatores de taxa de ocupação de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) por pacientes com Covid-19, leitos UTI Covid-19 para cada 100 mil habitantes na região e evolução da epidemia: número de casos, número de internações e número de óbitos. Essa troca de fase poderá ser alterada para mais flexível ou menos flexível, conforme o cumprimento de cada protocolo que inicialmente será feito a cada sete dias e posteriormente a cada 14 dias.

O próximo balanço que pode mudar a fase de Rio Preto para melhor e mais flexível acontece na próxima sexta-feira, 24 de julho.

Alerta – Na próxima sexta-feira (17) será feito um novo balanço, o qual pode rebaixar os municípios de fase. Por conta disso, é necessária a manutenção do estado de alerta para que Rio Preto não vá para a Fase Vermelha.

Fase Vermelha: Mantiveram-se nessa fase mais restrita as regiões de Araçatuba, Ribeirão Preto, Franca e Campinas.

Subiram para fase Laranja: Bauru, Sorocaba, Presidente Prudente, Marília e Piracicaba.

Salto para Amarelo – A regional de Registro saiu da fase Vermelha e foi direto para a fase Amarela. Segundo informações da assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,essa regional apresentou melhora significativa em seus indicadores, o que possibilitou o salto da fase Vermelha direto para a Amarela.

Olímpia – Com a manutenção da regional de Barretos na fase Laranja, o município de Olímpia continua dentro do regramento que já vinha sendo cumprido, com o funcionamento do comércio em geral, shoppings e serviços por no máximo quatro horas consecutivas e com 20% de capacidade máxima.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal Dhoje Interior