Procon autua seis estabelecimentos na Black Friday em Rio Preto

O Procon-SP realizou nesta sexta-feira (27) uma operação para fiscalizar os estabelecimentos comerciais durante a Black Friday em todo o Estado de São Paulo. Em São José do Rio Preto, somente nesta sexta, até às 18h30, foram seis estabelecimentos autuados por irregularidades.

O coordenador regional do Procon de Rio Preto, Alexandre Cavalheiro, falou sobre as principais irregularidades encontradas no município. “O maior problema foi a precificação do produto, sem informações do valor à vista. Alguns tinham apenas o desconto em porcentagem, sem informar o valor real calculado para o consumidor. Outros não informavam o preço anterior e isso é essencial para que o consumidor possa tomar decisão e confirmar se é realmente vantajoso aquele desconto”, comentou.

Dhoje Interior

Foram três fiscais atuando na cidade. Cavalheiro também relatou que foram encontrados problemas com a validade. “Em estabelecimentos que trabalham com produtos perecíveis nós encontramos produtos vencidos e outros que não tinham nem mesmo a informação do prazo de validade”, afirmou.

Fiscalização no Estado

Em fiscalização realizada pelo Procon-SP no Estado de São Paulo, dos 275 estabelecimentos visitados pelas equipes, 70% –193 locais – cometiam infração ao Código de Defesa do Consumidor.

O principal problema encontrado foi não informar o preço adequadamente ao consumidor, como, por exemplo, informar somente o desconto em percentual sem informar o preço final; não informar o preço anterior à Black Friday, impedindo a comparação; praticar preços diferentes no folheto e no caixa, deixando de aplicar o desconto ofertado. Outros locais ainda deixaram de disponibilizar produtos anunciados no folheto promocional. Os fornecedores foram autuados e têm direito a apresentar defesa.

No interior e litoral do Estado, dos 259 estabelecimentos fiscalizados, 182 cometiam alguma infração. As equipes visitaram 36 municípios nos dias 23 e 26 de novembro.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior