Proibição de acompanhantes se estende ao comércio em geral, aponta decreto

Cláudio_LAHOS-DHojeinterior

O novo texto atualizado da deliberação 3/2020 formulado pelo Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus em Rio Preto ampliou a proibição da entrada de acompanhantes para todos os estabelecimentos comerciais da cidade e não mais somente os supermercados e hipermercados.

Segundo Mirian Wowk, gerente da Vigilância Sanitária, a proibição de acompanhantes ou apenas uma pessoa por família nos estabelecimentos comerciais é um recomendação feita deste o começo a reabertura das atividades econômicas na cidade.

Dhoje Interior

“Sempre recomendamos para que não se levasse acompanhante”, salientou Mirian. Mas como apenas a recomendação não surtiu efeito desde a semana passada inicialmente com os hipermercados e supermercados foi feito um decreto para a entrada de uma pessoa por família. E esta semana com a mudança na Deliberação 3 no seu item 3.9 – estendeu-se essa proibição para todos os estabelecimentos comerciais.

Crianças – caso os pais ou responsáveis não tenham com quem deixar as crianças terão que assinar um terno de responsabilidade – no qual deve constar a justificativa para ter levado a criança junto.

Serviços liberados – o setor de Serviços não será afetado, mas a recomendação continua a mesma, se possível cliente ou usuário vá sozinho a estes locais. Mirian salienta como dentro deste enquadramento estão os Serviços de Saúde, por exemplo, não teria como proibir, além de outros serviços.

Shoppings – no caso de shopping a proibição também não vale – pois segundo a gerente da Vigilância, dentro destes locais também existem prestadores de Serviços que estão liberados para ter acompanhante. Porém, o regramento para os estabelecimentos comerciais que ficam dentro dos shoppings são o mesmo dos que ficam fora (proibido acompanhante).

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal Dhoje Interior