Prefeitura inicia hoje a campanha de vacinação antirrábica

Vacina é contraindicada em animais doentes ou prenhes

A partir desta quinta-feira (1), a Secretaria de Saúde de Rio Preto inicia a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. Segundo a Administração, a campanha terá equipes em postos fixos na cidade para vacinação dos animais de segunda a sábado.

Em setembro e outubro, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses farão a aplicação das vacinas na zona rural com postos volantes em dias de semana, e locais fixos aos sábados. No site da prefeitura é possível ver onde as equipes estarão.

Dhoje Interior

Ainda de acordo com o Executivo, em 2018, durante a campanha, foram imunizados quase 20 mil cães e mais de 2.700 gatos.

Orientações

Todos os cães e gatos, a partir de três meses de idade, devem ser vacinados anualmente, pois a raiva é uma doença letal para os animais e pode ser transmitida aos seres humanos.
Caso não seja possível levar os pets a um posto de vacinação durante a campanha, os responsáveis podem levá-los ao Centro de Zoonoses, que fica aberto o ano todo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Recomenda-se que os cães sejam levados com guia e coleira, e focinheira, caso sejam bravos. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte. A vacina só é contraindicada no caso de animais prenhes e doentes”, destaca a Prefeitura.

Por Ygor ANDRADE