Prefeitura de Rio Preto realiza novo mutirão de castração de cães

Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta semana novo mutirão de castração de cães. A ação começou nesta segunda-feira (9) e está sendo executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e pela Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea).

O mutirão tem o objetivo de acabar com a demanda reprimida do setor, por isso os animais castrados nesta ação são os que estão cadastrados na lista do município desde 2020. Os responsáveis dos cães estão sendo convocados por telefone com a data e horário do procedimento.

Dhoje Interior

A previsão é de que 320 animais (200 fêmeas e 120 machos) sejam castrados na ação, que acontece até a próxima sexta-feira (13). Além da cirurgia, os animais também serão vacinados contra a raiva e passarão por teste de leishmaniose.

“Normalmente, a demanda é maior que a capacidade instalada para esse procedimento. Com esta ação, a fila de espera da castração de 2020 deve ser zerada”, afirma Kelsen Arioli, diretor do Bem-Estar Animal.

Para cadastrar seu animal para ser castrado no CCZ é necessário comparecer ao local, portando documentos pessoais e comprovante de residência. A lista de espera está disponível neste link: https://www.riopreto.sp.gov.br/castracao/

Adoção

O Dibea está atualmente com sete gatos e 25 cães disponíveis para a adoção. Os interessados em adotar podem ir até o Dibea com documento pessoal e comprovante de residência. Em 2020 foram 60 cães e 48 gatos adotados. Já de janeiro a julho deste ano foram 95 cães e 31 gatos.

Da REPORTAGEM