Prefeitura apresenta arborização do Calçadão

A Prefeitura concluiu a elaboração do projeto de arborização do Calçadão Rio Preto. O Plano de transformação é a última etapa da revitalização do centro, e prevê a ampliação da arborização urbana da região, com o plantio de 121 árvores.

Um estudo realizado por técnicos da Prefeitura planejou a distribuição das novas árvores em todo o quadrilátero central, compreendendo as ruas Bernardino de Campos, General Glicério, Tiradentes e Siqueira Campos. Para a elaboração do projeto técnico, engenheiros agrônomos, civis, arquitetos e biólogos levaram em consideração, diversos aspectos para locar as árvores, como presença de fiação aérea e subterrânea, iluminação pública, postes, recuos e acessibilidade.

Dhoje Interior

Calçadão florido – Serão plantadas espécies exóticas e nativas da região, de porte pequeno e grande, com predomínio de árvore com floração abundante: 23 escova-de-garrafa (Callistemon rigidus), 36 lofantera amazônica (Lophanthera lactescens), 16 pau-cigarra (Senna multijuga), 32 pau-cigarra folha fina (Senna multijuga – subsp. multijuga var. verrucosa), 10 pau-mulato (Calycophyllum spruceanum) e quatro resedá-anã (Lagerstroemia-indica). Das seis espécies, quatro são nativas e duas exóticas; 94 árvores plantadas serão de espécies nativas e apenas 27 exóticas.

Serão adquiridas para o plantio, mudas já bastante desenvolvidas com altura de 2m a 2,5m, visando um crescimento mais rápido. Todos os plantios serão feitos em espaços planejados para o desenvolvimento adequado da planta, garantindo área de absorção de água e evitando que o crescimento das raízes danifiquem o piso e/ou calçamento de concreto.

Corredor arbóreo – A lateral da Catedral, por exemplo, vai ganhar um corredor arbóreo que além de trazer sombra e melhorar o microclima, vai embelezar o centro com cores durante as floradas.

Bolsões para os plantios também foram planejados entre vagas de estacionamentos, para compor a nova paisagem que deve receber também novos equipamentos urbanos modernos como bancos, lixeiras e bicicletários.

Projeto e execução – O projeto de arborização do Calçadão foi amplamente discutido entre as secretarias de Planejamento, Trânsito, Desenvolvimento Econômico, Obras, Serviços Gerais, Empresa Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente e Urbanismo. Após sua elaboração, foi apresentado ao Prefeito Edinho Araújo e aprovado. Os preparos dos berços e aquisição das mudas já estão em andamento. O plantio será iniciado com o retorno do período chuvoso.

Plantio realizado – O Plano de transformação planejada para arborização do Calçadão já teve início com uma primeira etapa de plantios, em setembro.

As praças Rui Barbosa e Dom José Marcondes receberam 31 mudas de árvores, sendo estas: ipês rosas (Handroanthus heptaphyllus) e amarelos (Handroanthus serratifolius), cássia rosa (Cassia grandis) e pau-formiga (Triplaris americana) com o intuito de se formar ali uma “pulmão verde” e amenizar os efeitos da ilha de calor, que se forma na região central da cidade. Novas mudas ainda serão plantadas também nas praças.

Da Redação Jornal DHoje Interior